Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fidelis, Lourival de Moraes, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Kosmaski, Lindolfo, 1995-2021 | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71632 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71632 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Lourival de Moraes Fidelis | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Essa monografia tem como foco os saberes tradicionais das benzedeiras/res e os seus conhecimentos sobre plantas medicinais e seus usos, afirmando que este conhecimento tradicional pode ser uma forte contribuição para o ensino das ciências da natureza nas escolas do Campo. Esta monografia é um dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da natureza, problematizada pela Agroecologia, curso da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. O Objetivo Geral foi sistematizar o conhecimento oral e seus saberes e práticas tradicionais das benzedeiras e benzedores. Os objetivos específicos tiveram como orientação: apresentar a história do grupo Aprendizes da Sabedoria (ASA) relatando como se deu as trocas de experiências entre as/os benzedeiras/res e os processos de construção do MASA; evidenciar a importância de aspectos culturais relacionados aos conhecimentos tradicionais das/os benzedeiras/res; apresentar de forma breve o conjunto de leis conquistadas na luta pelas/os benzedeiras/res e a importância das políticas afirmativas para o fortalecimento da identidade das/os benzedeiras/res; relatar os momentos de troca de experiências e dos diálogos de saberes ocorridos nas oficinas do 3° Encontro das benzedeiras do Centro-Sul do Paraná nos dias 01 e 02 de abril de 2017; estudar os ofícios e os saberes tradicionais através das/os benzedeiras/res que contribuem para a saúde da vida humana e da natureza. A metodologia utilizou-se da pesquisa teórica-bibliográfica e documental de cunho qualitativo sobre os conceitos que abrangem este trabalho. Lançamos mão ainda, das entrevistas semiestruturadas com os/as sujeitos/as de pesquisa, enriquecida pela observação participativa com os/as benzedeiras/es na luta pelo reconhecimento e valorização dos seus ofícios tradicionais e seus conhecimentos e saberes camponeses que fortalecem a sua identidade cultural e a sua luta por direitos no reconhecimento social. Desde a luta política desses sujeitos, pelo fortalecimento do MASA, apresentando os ofícios e suas práticas e saberes tradicionais, percebe-se que é muito importante aliar ao ensino de ciências da natureza nas escolas do Campo, os conhecimentos e saberes tradicionais e assim fortalecer o protagonismo dos/as camponeses/as. Percebermos também, que estes saberes estão em forte diálogo com a Agroecologia e seus conceitos na construção da sustentabilidade no/do e para o Campo. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (58 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curandeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ervas - Medicina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento sem terra(MST) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicina primitiva | - |
Título: dc.title | Benzedeiras e seus conhecimentos sobre plantas medicinais : o conhecimento tradicional como contribuição ao ensino de ciências da natureza nas escolas do campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: