Pobreza e os direitos humanos no ambiente escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Juliana Pereira Franco de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorKolitski, Basilio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/71630-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71630-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Mª Juliana Pereira Franco de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo apresenta considerações a respeito da pobreza, direitos humanos e ambiente escolar. O estudo foi orientado com a seguinte questão: qual a relação entre pobreza e direitos humanos no ambiente escolar? Para responder a este questionamento foram coletados dados na bibliografia de Arroyo (2014), Costa (2008), Fonseca (2012), Lima (2015), Oliveira (2014) e Siqueira (2009) sobre pobreza e direitos humanos, bem como sua discussão no ambiente escolar, na legislação do Programa Bolsa Família e em documentos voltados a políticas públicas. Embora esses temas sejam tratados em suas especificidades, quando se trata da relação entre eles, ainda mais no ambiente escolar, o estudo a esse respeito revela-se em construção. Desta forma, ainda que se entenda a respeito da pobreza e suas consequências individuais e sociais e a respeito dos direitos humanos, entre eles a garantia aos direitos básicos, inclusive educação, quando essas questões adentram no ambiente escolar é necessário trazê-las a luz das potencialidades de cada sujeito, dado sua riqueza coletiva. Portanto, a relação entre esses temas é imprescindível para o trabalho na escola. Concluiu-se com este estudo que a pobreza e os direitos humanos estão diretamente ligados no que tange o aspecto social dos sujeitos, portanto, trata-los separadamente pode não contemplar de forma significativa a importância e efeito que esses temas demandam, ainda mais no ambiente escolar, uma vez que esses temas assumem um papel de destaque em sua relação direta na formação do sujeito em várias dimensões: no aspecto físico, psíquico, emocional, educacional, social e político.-
Formato: dc.format13 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Título: dc.titlePobreza e os direitos humanos no ambiente escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.