
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Claudia Madruga, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Mara Angela da Cunha, 1987- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71550 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71550 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Claudia Madruga Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 01/03/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 124-128 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo uma escola que fica no Município de Eldorado, SP, localizada no Vale do Ribeira. Essa unidade de ensino apresenta uma peculiaridade, pois além de ser uma escola do campo, metade dos seus estudantes são provenientes de duas comunidades quilombolas. A pesquisa é constituída por quatro percursos, que estão divididos em duas partes. Na primeira parte, o primeiro percurso situa o território de pesquisa, a partir da noção de território demarca os elementos históricos, culturais e identitários presentes neste território. No segundo percurso, notam-se as contribuições dos estudos culturais para o campo e da educação quilombola, desterritorializando os movimentos. Na segunda parte, o terceiro percurso apresenta a filosofia da diferença por Deleuze e Guatarri, bem como os conceitos de Educação Maior e Menor. No quarto e último percurso, há o detalhamento das etapas, procedimentos e registros observados nas oficinas com os professores investigados e a sua contribuição para a construção parcial do Projeto Político Pedagógico dessa unidade de ensino. Por fim, apresentam-se as considerações finais e conclusões que se puderam tirar a partir desta pesquisa. Palavras-chave: Escola mista. Comunidade Quilombola. Escola do campo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The object of the present study is a school in the city of Eldorado, SP, located in Vale do Ribeira. This teaching unit presents a peculiarity, because besides being a rural school, half of its students come from two quilombola communities. This work proposal aims to partially analyze the process of building a Political and Pedagogical Project (PPP) in a contryside school that wants to be recognized as a quilombola community. The research consists of four paths, which are divided into two parts. In the first part, the first path situates the research territory, from the notion of territory it demarcates the historical, cultural, and identity elements present in this territory. In the second part, the contributions of cultural studies to the field and quilombola education are noted, deterritorializing the movements. In the second part, the third course presents the philosophy of difference by Deleuze and Guatarri, as well as the concepts of Major and Minor Education. The fourth and last section details the steps, procedures, and records observed in the workshops with the investigated teachers and their contribution to the partial construction of the Political Pedagogical Project of this teaching unit. Finally, the final considerations and conclusions that could be drawn from this research are presented. Keywords: Mixed school. Quilombola Community. Countryside school. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (128 p.) : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quilombolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao mista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Práticas da diferença para uma escola do campo mista Quilombola | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: