Build the future - Gravity Dams : Aplicativo mobile para ensino de estabilidade de barragens

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJesus, Andreia de, 1975--
Autor(es): dc.contributorColodel, Bruno Tanhole de Lima, 1994--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Arthur Mattoso de, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:43:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:43:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/71436-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71436-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Msc. Andreia de Jesus-
Descrição: dc.descriptionTrabalho (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências p. 66-69-
Descrição: dc.descriptionResumo: O desempenho dos cursos de Engenharia Civil nos exames de avaliação nacionais, de forma geral, não é satisfatório, e abre espaço para discussão sobre formas de facilitar a assimilação do conteúdo por parte dos alunos. O uso de novas tecnologias no ensino, como a introdução de softwares de cálculo e simulação, vem para auxiliar no atendimento a esta demanda. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta um software educativo para dispositivos móveis, utilizando o construtivismo de Piaget, a ser utilizado pelos docentes de engenharia civil no ensino do tópico barragens à gravidade. Em especial, o software educativo foca no ensino do cálculo da estabilidade de seções unitárias de grande valia para o projeto preliminar de uma barragem. Foi implementada uma estrutura de módulos para aprendizado, contendo capítulos conceituais, para leitura de conteúdo teórico diretamente no software educativo, e capítulos de cálculo e simulação. Também foi possível avaliar o software na visão de um professor especialista na área, para validação do conteúdo teórico, e na visão de um analista de TI, para validação do software em si. Foi obtida uma boa avaliação nas duas categorias.-
Formato: dc.format1 arquivo (161p.) : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/x-compressed application/pdf-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAndroid (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise e desenvolvimento de sistemas-
Palavras-chave: dc.subjectBarragens e açudes-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos móveis-
Título: dc.titleBuild the future - Gravity Dams : Aplicativo mobile para ensino de estabilidade de barragens-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.