Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schmid, Aloísio Leoni, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Sofia Hinckel, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:20:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:20:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71389 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71389 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Aloísio L. Schmid | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 01/09/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 244-266 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Edifícios Building Integrated Photovoltaics (BIPV), em português, edifícios fotovoltaicos, tem o potencial de, a partir de elementos multifuncionais, produzir energia e atuar como peca construtiva. Além de produção energética, implicam em economia de espaço e impacto no orçamento de projetos, mas não são suscetíveis ao pensamento arquitetônico (ZAERAPOLO, 2016). Ou seja, o conhecimento e um tanto inacessível e raramente e incorporado ao processo inicial de design. Portanto, este estudo visa por meio de múltiplos estudos de caso, identificar os fundamentos para a realização de projetos Building Integrated Photovoltaics (BIPV), com foco nas fases iniciais de projeto. Para isto, a pesquisa mostrou-se com ênfase empírica, aspecto essencial da logica indutiva, atividade descritiva e uma abordagem fenomenológica para explicar e interpretar resultados prováveis. Como resultado, tem-se: 1) representações gráficas síntese sobre os estudos de caso estudados; e 2) method Cards, em português cartas método, para compartilhamento dos fundamentos encontrados. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Building Integrated Photovoltaics (BIPV) has the potential, as multifunctional elements, to produce energy simultaneously acting as constructive assets. Regardless of the energy production, it also provides an economy of space and a real impact on the project's budget, nevertheless, it is not susceptible to architectural thought (ZAERA-POLO, 2016). Implying that the knowledge is rarely accessible and more often than not incorporated into the initial design process. Therefore this master thesis, based on case studies, aims to identify the principles to develop such integration in architecture, focusing on the initial steps and first design's decisions. To accomplish it, this study has presented through empirical emphasis, an essential aspect of inductive logic, described activity, and a phenomenological approach to explain and interpret likely results. The results are the following: 1) graphic synthase representations of the chosen case studies; and 2) method cards to share the found principles. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ([309]p.) : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geraçao de energia fotovoltaica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios sustentáveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Sustentabilidade ambiental | - |
Título: dc.title | Energia é variável do projeto arquitetônico : análise de edifícios fotovoltaicos por meio de estudos de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: