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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Ana Elisa de Castro, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Nahyr Carneiro da, 1985- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:39:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:39:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71356 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71356 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Ana Elisa de Castro Freitas | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências. Defesa : Matinhos, 30/11/2020 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 110-114 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As caminhadas desta pesquisa compuseram minha percepção ambiental e meu exercício educador. O interesse ancestral pelas culturas indígenas me inquieta e impulsiona numa eterna busca de mim mesma e de minhas raízes originárias. Compreendendo a complexidade e a espiritualidade como dimensões presentes nas concepções de natureza para os povos indígenas, e tomando em consideração a relação particular entre ambos, se estabelece uma crítica ao caminho trilhado por um modelo de desenvolvimento hegemônico que se impõe a qualquer custo, com perdas irreversíveis. Alternativamente, propõe-se um estreitamento das relações interculturais críticas como ponte entre os povos e seus ambientes, no intuito de construir um processo educativo genuíno que valorize o modo de ser dos povos indígenas e sensibilize o olhar ambiental nos processos educativos escolares. Em essência essa pesquisa adota a perspectiva de uma metodologia colaborativa, desenvolvida por meio do diálogo entre duas educadoras, uma guarani M'byá e outra não indígena, que juntas avaliam e planejam práticas pedagógicas interculturais para a abordagem da temática indígena na escola, motivadas pelo objetivo de superar a defasagem no trato da Lei 11.645 - da obrigatoriedade do ensino de "História e cultura afro-brasileira e indígena", e ampliar os horizontes das crianças e jovens sobre a vida dos povos indígenas. Prioriza a abordagem ambiental das questões indígenas na escola e em trabalhos acadêmicos. O trabalho revelou a importância de elevar-se o nível crítico-político na aplicação da respectiva normativa nas escolas a fim de superar a visão folclorizada acerca dos povos indígenas e apontou o trabalho colaborativo intercultural como um horizonte possível e valioso para esse aprofundamento. Ao final, propõe-se uma prática pedagógica destinada a educadores, indígenas e não indígenas, como inspiração para ações futuras. Palavras-chave: Interculturalidade 1. Povos Indígenas 2. Educação Escolar Indígena 3. Educação Ambiental 4. Pesquisa Colaborativa 5. Lei 11.645/2008 . | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The walks of this research made up my environmental perception and my educational exercise. The ancestral interest in indigenous cultures worries me and drives me in an eternal search for myself and my original roots. Understanding complexity and spirituality as dimensions present in the conceptions of nature for indigenous peoples, and taking into account the particular relationship between both, if we consider a criticism of the path followed by a hegemonic development model that imposes itself at any cost, with losses irreversible. Alternatively, it proposes a narrowing of critical intercultural relations as a bridge between peoples and their environments, in order to build a genuine educational process that values the way of being of indigenous peoples and sensitize the environmental view in school educational processes. In essence, this research adopts the perspective of a collaborative methodology, developed through dialogue between two educators, one M'byá and one non-indigenous Guarani, who together evaluate and plan intercultural pedagogical practices to address the indigenous theme at school, motivated by objective of overcoming a gap in the treatment of Law 11.645 - the mandatory teaching of "Afro-Brazilian and indigenous history and culture", and expanding the horizons of children and young people on the lives of indigenous peoples. It prioritizes the environmental approach to indigenous issues at school and in academic works. The work revealed the importance of raising the critical-political level in the application of the norms in schools in order to overcome the folklorized view on indigenous peoples and pointed out the intercultural collaborative work as a possible and valuable horizon for this deepening. At the end, a pedagogical practice is proposed for educators, indigenous and non-indigenous, as inspiration for future actions. Keywords: Interculturality 1. Indigenous Peoples 2. Indigenous School Education 3. Environmental Education 4. Collaborative Research 5. Law 11.645/20 . | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (125 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura indigena - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | O encontro entre a escola e a aldeia : um percurso intercultural colaborativo entre duas educadoras sob o olhar das concepções do ser indígena e da sua relação com o meio ambiente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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