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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cavichiolli, Fernando Renato | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Hercules, Emilia Devantel, 1983- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71348 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Fernando Renato Cavichiolli | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 10/02/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 155-166 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As políticas públicas para o esporte educacional e a educação em tempo integral têm se destacado no Brasil, nos últimos tempos. Este estudo tem o intuito de investigar como os agentes operacionalizam o esporte educacional no espaço de ampliação do tempo escolar, a partir das políticas públicas e das práticas que transitam pela estrutura da Rede Municipal de Ensino de Curitiba entre os anos de 2012 e 2016. Para tal, utilizou-se de metodologia qualitativa, com uma triangulação dos dados que levou em conta a revisão de literatura, a análise documental e a pesquisa de campo. Foram entrevistados 13 agentes ? professores, gestores escolares e gestores municipais ? a respeito do esporte educacional realizado na educação em tempo integral. Os dados foram compilados e analisados com base na teoria sociológica de Pierre Bourdieu e com o auxílio do software N-VIVO. Criou-se uma organização didática para os resultados e discussões, mas pode-se apontar que as categorias se entrecruzam a todo momento. As nove categorias foram definidas a posteriori, de acordo com as regularidades que emergiram nas entrevistas com os agentes: gestão; comunidade; esporte educacional; políticas públicas; financiamento; percepções; influências externas no esporte educacional; diferenciais; crenças fundamentais dos professores. As categorias se subdividem em 20 subcategorias, que tratam da diversidade com que os assuntos aparecem, discutindo-se as ações e indicações conforme o referencial teórico e sociológico apresentado na revisão de literatura. Foi possível perceber que, de modo geral, os agentes com maior capital simbólico relacionado ao esporte educacional transitam entre os campos educacional, esportivo e político. Essa facilidade possibilita aos estudantes uma educação mais engajada, significativa e ampliada nos conteúdos/nas modalidades. Além disso, observou-se que a participação da comunidade e as crenças fundamentais dos agentes contribuíram para a forma de atuação escolar muito mais efetivamente do que a implantação das políticas públicas nacionais e municipais. Partindo dos dados, elaborou-se uma proposta de ação estrutural e metodológica para o desenvolvimento do esporte educacional na educação em tempo ampliado. Palavras-chave: Esporte educacional. Educação integral. Políticas públicas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Public policies for educational sport and full-time education have stood out in Brazil recently. This study aims to investigate how agents operationalize educational sport in the space of expanding school time, based on public policies and practices that transit through the structure of the Curitiba Municipal Education Network between the years 2012 and 2016. For such, a qualitative methodology was used, with a triangulation of the data based on literature review, document analysis and field research. Thirteen agents were interviewed, being teachers, school managers and municipal managers about the educational sport carried out in full-time education. The data were compiled and analyzed using Pierre Bourdieu's sociological theory and with the aid of the N-VIVO software. A didactic organization was created for the results and discussions, but it can be pointed out that all categories permeate at all times. The nine categories were defined a posteriori from the regularities pointed out in the interviews with the agents: management; community; educational sport; public policy; financing; perceptions; external influences on educational sport; differentials; fundamental beliefs of teachers. The categories have a total of 20 subcategories that deal with the diversity in which the subjects appear and discuss the actions and indications based on the theoretical and sociological framework initially pointed out in the literature review. It was possible to perceive that, in general, the agents that have greater symbolic capital related to educational sports move between the educational, sports and political fields. This facility allows students to have a more engaged, meaningful and broader education in content/modalities. In addition, it was observed that the participation of the community and the fundamental beliefs of the agents contributed to the form of school performance much more effectively than the implementation of national and municipal public policies. Based on what was presented by the data, a proposal for structural and methodological action for the development of educational sport in education in extended time was elaborated. Keywords: Educational sport. Full-time education. Public policies. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (173 p.) : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esportes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Título: dc.title | A operacionalização do esporte educacional na educação em tempo ampliado no município de Curitiba : constituição das políticas e das práticas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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