Para uma crítica do direito a partir do discurso popular : as instituições policiais e jurídicas na obra de Bezerra da Silva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Luís Fernando Lopes, 1967--
Autor(es): dc.contributorAraujo, Danielle Regina Wobeto de, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito-
Autor(es): dc.creatorRomanowski, Camila Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/71165-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71165-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Luís Fernando Lopes Pereira-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Danielle Regina Wobeto de Araujo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho pretende construir uma releitura do discurso jurídico oficial,refletindo sobre a significação jurídica a partir das falas subalternas. Nesse sentido, apoiou-se no discurso popular, em sua face artística, representado pelo samba, gênero musical brasileiro com traços essenciais das culturas africanas e fala histórica de um grupo muito bem definido: as pessoas, antes escravizadas, que, no processo de higienização das cidades, passaram a ocupar os morros cariocas, assim como seus descendentes. O samba contribuiu para a criação da autoimagem dessas pessoas, enquanto grupo mais ou menos unificado, e formulou, ao mesmo tempo, severas críticas ao Direito como um todo, mas sobretudo ao sistema de justiça criminal. A partir da análise de algumas canções que compõem a obra do sambista Bezerra da Silva, buscou-se debater questões relativas à violência policial e à seletividade do sistema de justiça criminal. Analisando as canções selecionadas e apoiando-se nas reflexões de autores que operam uma crítica do Direito, foi possível desvelar que a criminalização secundária se dava, e ainda se dá, a partir de metarregras carregadas de preconceitos, e é destinada, majoritariamente, aos jovens negros e moradores dos morros, favelas, guetos ou quebradas.-
Formato: dc.format1 arquivo ( 31 p.) : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDireito criminal-
Palavras-chave: dc.subjectDireito e arte-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular - Aspectos sociais-
Título: dc.titlePara uma crítica do direito a partir do discurso popular : as instituições policiais e jurídicas na obra de Bezerra da Silva-
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