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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luís Fernando Lopes, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Danielle Regina Wobeto de, 1976- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Romanowski, Camila Miranda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:15:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:15:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71165 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71165 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Luís Fernando Lopes Pereira | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Profa. Dra. Danielle Regina Wobeto de Araujo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho pretende construir uma releitura do discurso jurídico oficial,refletindo sobre a significação jurídica a partir das falas subalternas. Nesse sentido, apoiou-se no discurso popular, em sua face artística, representado pelo samba, gênero musical brasileiro com traços essenciais das culturas africanas e fala histórica de um grupo muito bem definido: as pessoas, antes escravizadas, que, no processo de higienização das cidades, passaram a ocupar os morros cariocas, assim como seus descendentes. O samba contribuiu para a criação da autoimagem dessas pessoas, enquanto grupo mais ou menos unificado, e formulou, ao mesmo tempo, severas críticas ao Direito como um todo, mas sobretudo ao sistema de justiça criminal. A partir da análise de algumas canções que compõem a obra do sambista Bezerra da Silva, buscou-se debater questões relativas à violência policial e à seletividade do sistema de justiça criminal. Analisando as canções selecionadas e apoiando-se nas reflexões de autores que operam uma crítica do Direito, foi possível desvelar que a criminalização secundária se dava, e ainda se dá, a partir de metarregras carregadas de preconceitos, e é destinada, majoritariamente, aos jovens negros e moradores dos morros, favelas, guetos ou quebradas. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ( 31 p.) : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito criminal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito e arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música popular - Aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | Para uma crítica do direito a partir do discurso popular : as instituições policiais e jurídicas na obra de Bezerra da Silva | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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