Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Alfredo Ricardo Marques de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Salomão, Yuri Lopes Adib | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71135 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71135 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alfredo R. M. de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 09/12/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para o ensino de Química em cursos técnicos integrados de Informática, que pode ser ampliada para outras modalidades de ensino e outros cursos, utilizando o Arduino como recurso pedagógico na construção de instrumentos de medidas físico-químicas para comprovar a ocorrência de reações químicas. As diretrizes curriculares para o ensino médio e as pesquisas educacionais apontam para a elaboração de aulas em que os estudantes sejam figuras ativas no processo de aprendizagem, apropriando-se de conhecimentos significativos e, no caso específico do ensino profissionalizante, associados à atuação como profissional. A proposta metodológica foi materializada em um produto educacional contendo duas aplicações do Arduino em experimentos de Química, a construção de um termômetro e de um medidor de pH. Por meio de relatórios, discussão em sala de aula e observações do professor, foram coletadas as informações que permitiram avaliar o potencial didático do produto educacional vinculado a essa pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents a proposal for a methodology for teaching Chemistry in integrated technical courses of Informatics, which can be extended to other teaching modalities and other courses, using Arduino as a pedagogical resource in the construction of physical-chemical measurement instruments to prove the chemical reactions. The curricular guidelines for high school and educational research point to the development of classes in which students are active figures in the learning process, appropriating significant knowledge and, in the specific case of vocational education, associated with acting as a professional. The methodological proposal was materialized in an educational product containing two applications of Arduino in chemistry experiments, the construction of a thermometer and a pH meter. Through reports, discussion in the classroom and observations of the teacher, information was collected that allowed the evaluation of the didactic potential of the educational product linked to this research. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Físico-química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arduino (Controlador programável) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de instrumentos de medidas físico-químicas utilizando a plataforma Arduino para o ensino de química em cursos técnicos de informática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: