Possíveis dimensões complexas e transdisciplinares da formação do professor-formador

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Autor(es): dc.contributorGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorFontana, Deise Leandra, 1974--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:41:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:41:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/71100-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71100-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guérios-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/02/2021-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.196-209-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa aborda como temática central a autoformação, a ecoformação e a auto-ecoorganização na formação do professor-formador de professores que ensinam Matemática. O princípio epistemológico que norteia o presente trabalho é o Pensamento Complexo e Transdisciplinar. Para tanto, optou-se por investigar a seguinte questão-diretriz: A autoformação, a ecoformação e a auto-ecoorganização constituem dimensões da formação do professor-formador? O objetivo geral foi: elaborar um estudo teórico-interpretativo, fundamentado numa perspectiva complexa e transdisciplinar, para desvelar a autoformação, a ecoformação e a autoecoorganização como possíveis dimensões potencializadoras da formação do professor-formador de professores. Especificamente, objetivou-se: compreender a autoformação, a ecoformação e a auto-ecoorganização, a partir dos referenciais teóricos adotados; interpretar, à luz dos estudos teóricos desenvolvidos, a emergência de uma prática de teorização correlacionada com os métodos adotados. Para realização deste estudo, construiu-se um quadro teórico, baseado em diferentes autores, tais como: Guérios (2002, 2016, 2017, 2019), Moraes e Valente (2008), Morin (1996, 2002, 2003, 2011a, 2011b, 2012a, 2012b, 2013, 2014, 2015a, 2015b), Nicolescu (1999, 2002), Pineau (1999, 2000, 2003, 2008, 2010) e Sommerman (2003, 2012). A abordagem metodológica desta tese baseia-se na abordagem qualitativa de pesquisa, de natureza exploratório-interpretativa. A investigação articula a empiria do método da História Oral Temática, de Meihy e Holanda (2007), para construção de um corpo documental e da Teoria Fundamentada nos Dados, de Charmaz (2009), para a interpretação e a análise dos dados em profundidade. O movimento teórico descrito neste estudo surge da compreensão de uma formação contínua nos entretempos, nos contratempos e, por fim, no tempo. O possível sincronismo, presente nas teorias investigadas e na metodologia adotada, pretende contribuir para aprofundar os estudos em epistemologia da formação da docência, ao considerar a formação do professor-formador de professores que ensinam Matemática e as possíveis dimensões formativas, presentes no processo de constituição da docência no Ensino Superior. Palavras-chave: Autoformação. Ecoformação. Auto-ecoorganização. História Oral. Teoria Fundamentada nos Dados.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research has as main themes self-training, eco-training and self-ecoorganization in the formation of the teacher trainer of teachers (mathematics). The epistemological principle that drives this study is the Complex and Transdisciplinary Thought. For this purpose, it was used in the following guiding question: Are selftraining, eco-training and self-eco-organization constitute dimensions of teachertrainer training? The main goal was: To elaborate a theoretical and interpretative study, based on a complex and transdisciplinary perspective, to unveil self-training, eco-training and self-eco-organization as possible dimensions of teacher-trainer training. Specifically, it aimed: understanding self-training, eco-training and self-ecoorganization, based on the theoretical references adopted in the research; interpreting, in the light of the theoretical developed studies, the emerging of a theorization practice correlated with the used methods. In order to carry out this study, a theoretical framework based on different authors was built. They are: Guérios (2002, 2016, 2017, 2019), Moraes and Valente (2008), Morin (1996, 2002, 2003, 2011a, 2011b, 2012a, 2012b, 2013, 2014, 2015a, 2015b), Nicolescu (1999, 2002), Pineau (1999, 2000, 2003, 2008, 2010) and Sommerman (2003, 2012). The methodological approachad is based on the qualitative research approach, of an exploratory-interpretative nature. The research articulates the empiric of the Thematic Oral History method, by Meihy and Holanda (2007), contributing for the construction of a documental body and the Grounded Theory, by Charmaz (2009), for the interpretation and analysis of data in depth. The theoretical movement described, in this study arises from the understanding of continuing formation in the between-time, in the setbacks and, finally, in time. The possible synchronism, present in the theories investigated and in the methodology adopted, aims to contribute to deepen the studies in epistemology of teaching formation, by considering the formation of the teacher-trainer of teachers who teach Mathematics and the possible formative dimensions, present in the process of constitution of teaching in higher education. Keywords: Self-training. Eco-training. Self-eco-organization. Oral history. Grounded Theory.-
Formato: dc.format1 arquivo (251 p.) : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores universitarios - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matematica - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titlePossíveis dimensões complexas e transdisciplinares da formação do professor-formador-
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