
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fontana, Rafaela Mantovani, 1981- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Bruna Jenifer, 1991- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Cleverson Diego, 1991- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Perin Junior, Fernando Augusto, 1998- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nakazato, Lígia Kaori Iha, 1991- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zanon, Amanda dos Santos, 1996- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71087 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71087 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Profª. Dra. Rafaela Mantovani Fontana | - |
| Descrição: dc.description | Autores: Amanda dos Santos Zanon, Bruna Jenifer Fonseca, Cleverson Diego Vieira, Fernando Augusto Perin Junior, Lígia Kaori Iha Nakazato | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: 110-115 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Por meio de uma pesquisa realizada pela ANBIMA, constatou-se que a maioria da população brasileira não possui a cultura de guardar dinheiro, alguns por má administração de seus recursos, outros por não acharem necessário ou até mesmo por desconhecerem o mercado financeiro. No entanto, também, observou-se que muitas das pessoas que não guardam dinheiro, se incentivadas, passariam a poupar, pois, muitas vezes, não possuem um efetivo controle sobre seus gastos. Neste contexto, o aplicativo UpMoney visa facilitar o controle financeiro de seus usuários, por meio de um método organizado de registro de despesas e receitas, o qual o usuário poderá registrar suas finanças de forma imediata, com registros manuais. Além de possibilitar uma visão analítica do momento e, também, histórica da vida financeira do usuário por meio de gráficos e filtros. Além disso, esse aplicativo viabiliza a criação de planejamentos a curto e longo prazo baseado na metodologia 50/35/15, proporcionando ao usuário meios para atingir metas, por meio de um planejamento mais factível e personalizado. Desta forma, o desenvolvimento deste projeto foi realizado utilizando-se de um processo de modelagem que aplicou a UML (Unified Modeling Language), por meio dos diagramas de caso de usos, classes e sequência. Além desses, utilizou-se da modelagem de dados para conceber o banco de dados. Assim, prosseguiu-se com a programação de um aplicativo Android utilizando o framework React Native, o qual permite o controle financeiro por meio do cadastro de despesas e receitas aplicando a metodologia 50/35/15 para tal. Os dados deste aplicativo são armazenados no sistema de gerenciamento de banco de dado MySQL e o acesso deste é realizado através de um webservice desenvolvido na linguagem orientada a objetos Java. Sendo o projeto realizado de forma incremental com o auxílio do Scrum e Kanban, permitindo assim, o desenvolvimento deste trabalho sobre os conceitos e práticas de metodologias ágeis. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (189 p.) : il. | - |
| Formato: dc.format | application/x-compressed application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/zip | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Controle financeiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise e desenvolvimento de sistemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais | - |
| Título: dc.title | Upmoney : Controle Financeiro | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: