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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferrarini, Norma da Luz, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Karin Juliana Daffinyn da, 1992- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:09:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:09:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71077 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71077 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Norma da Luz Ferrarini. | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 20/03/2019. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 114-124 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar e discutir a vivência acadêmica de mulheres negras e não negras estudantes de psicologia ingressas no curso mediante políticas afirmativas. Trata-se de um estudo qualitativo de campo com base na Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa de Fernando González Rey. Participaram da pesquisa três estudantes de psicologia matriculadas nos dois últimos anos de curso, duas auto identificadas como negras e outra como branca, pertencentes a uma universidade pública e outra privada. Foram realizados espaços conversacionais individuais e em grupo com intuito de elaborar indicadores de sentidos subjetivos da vivência acadêmica. Os dados produzidos apontaram para a vivência acadêmica de processos de inclusão e exclusão social, presença de sofrimento ético- político, mas também de sentidos subjetivos referentes às identidades políticas das estudantes, imbricadas com as dimensões pessoais e profissionais da trajetória acadêmica. Apreenderam-se também sentidos da formação acadêmica estreitamente relacionados com as cisões teóricas e curriculares da psicologia, os quais impactaram diretamente na vivência acadêmica das políticas afirmativas e identidade profissional. A partir da discussão realizada sobre estes dados foram produzidas três hipóteses de trabalho voltadas para a docência e psicologia educacional: a primeira referente a qualidade da formação em cursos de psicologia, a segunda sobre educação para as relações étnico- raciais e vivência de processos de inclusão-exclusão, e a última acerca de ética e pesquisa referentes aos grupos políticos relacionados ao público- alvo considerado neste estudo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aimed to characterize and discuss the academic experience of black women and non - black psychology students entering the course through affirmative policies. This was a qualitative field study based on the Theory of Subjectivity and Qualitative Epistemology of Fernando González Rey. Three psychology students enrolled in the last two years of the course participated in the study, two self-identified as black and one as white belonging to a public and private universities. Individual and group conversational spaces were developed with the purpose of elaborating indicators of subjective meanings of the academic experience. The data produced pointed to the academic experience of processes of inclusion and social exclusion, presence of ethical-political suffering, but also subjective meanings regarding the political identities of students, imbricated with the personal and professional dimensions of the academic trajectory. There were also senses of academic formation closely related to the theoretical and curricular divisions of psychology, which directly impacted on the academic experience of affirmative policies and professional identity. Based on the discussion about these data, three hypotheses were produced for teaching and educational psychology: the first one refers to the quality of training in psychology courses, the second one on education for ethnic-racial relations and the experience of inclusion processes - exclusion, and the last one about ethics and research on this topic and the political groups related to the target public considered in this study. | - |
| Formato: dc.format | 130 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas afirmativas - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Título: dc.title | Insurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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