
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Ricardo de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia | - |
| Autor(es): dc.creator | Buba, Thatiane Calixto, 1990- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:33:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:33:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71074 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71074 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Marcelo Ricardo de Lima | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Agronomia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Os solos representam a base da vida humana, mas é um tema pouco abordado dentro de sala de aula, principalmente se tratando de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, onde os docentes têm geralmente formação pedagógica e uma grande carga de conteúdo a ser trabalhada com os alunos em um curto espaço de tempo. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a percepção sobre solos de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e avaliar a contribuição do curso de formação continuada na mudança desta percepção. Foi estudado um grupo de 36 professoras e educadoras da rede pública municipal de ensino de Curitiba (PR). A metodologia utilizada para avaliar a contribuição do curso de formação continuada de professores foi dividida em três etapas, que foram realizadas nos momentos inicial e final do curso. A primeira etapa desta avaliação foi realizada através de representações gráficas (desenhos) que tinham como tema o solo. A segunda etapa foi a resolução de um questionário com questões relacionadas ao tema, com alternativas para ser assinaladas como verdadeiras ou falsas, e o terceiro momento foi a confecção de um mapa conceitual, no qual o solo era o tema central e os docentes tinham que fazer associações do tema com temas que julgassem mais adequados. O resultado destas avaliações mostrou que os docentes tiveram uma evolução na percepção sobre o solo, ao se comparar o período inicial e final do curso. O desaparecimento do senso homogêneo dos docentes em relação ao tema também é algo visível ao final do curso. Os conceitos de solo, inicialmente confundidos e abordados de forma superficial, ao final do curso são temas de fácil abordagem pelo docente, e passam a ser abordados e correlacionados com outros elementos. Também há uma visão mais presente da importância do solo no meio urbano, ao invés da relação do solo somente com o meio rural e a produção agrícola. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ( 54 p.) : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Formação | - |
| Título: dc.title | Avaliação de formação continuada em solos à distância de professoras da rede pública municipal de Curitiba, PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: