Avaliação de formação continuada em solos à distância de professoras da rede pública municipal de Curitiba, PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia-
Autor(es): dc.creatorBuba, Thatiane Calixto, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:33:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:33:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/71074-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71074-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Marcelo Ricardo de Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Agronomia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Os solos representam a base da vida humana, mas é um tema pouco abordado dentro de sala de aula, principalmente se tratando de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, onde os docentes têm geralmente formação pedagógica e uma grande carga de conteúdo a ser trabalhada com os alunos em um curto espaço de tempo. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a percepção sobre solos de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e avaliar a contribuição do curso de formação continuada na mudança desta percepção. Foi estudado um grupo de 36 professoras e educadoras da rede pública municipal de ensino de Curitiba (PR). A metodologia utilizada para avaliar a contribuição do curso de formação continuada de professores foi dividida em três etapas, que foram realizadas nos momentos inicial e final do curso. A primeira etapa desta avaliação foi realizada através de representações gráficas (desenhos) que tinham como tema o solo. A segunda etapa foi a resolução de um questionário com questões relacionadas ao tema, com alternativas para ser assinaladas como verdadeiras ou falsas, e o terceiro momento foi a confecção de um mapa conceitual, no qual o solo era o tema central e os docentes tinham que fazer associações do tema com temas que julgassem mais adequados. O resultado destas avaliações mostrou que os docentes tiveram uma evolução na percepção sobre o solo, ao se comparar o período inicial e final do curso. O desaparecimento do senso homogêneo dos docentes em relação ao tema também é algo visível ao final do curso. Os conceitos de solo, inicialmente confundidos e abordados de forma superficial, ao final do curso são temas de fácil abordagem pelo docente, e passam a ser abordados e correlacionados com outros elementos. Também há uma visão mais presente da importância do solo no meio urbano, ao invés da relação do solo somente com o meio rural e a produção agrícola.-
Formato: dc.format1 arquivo ( 54 p.) : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação-
Título: dc.titleAvaliação de formação continuada em solos à distância de professoras da rede pública municipal de Curitiba, PR-
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