
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Wagner de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Pacífico, Ana Beatriz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70979 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70979 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Wagner de Campos | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: INTRODUÇÃO: A prática de atividade física e a aptidão física influenciam diretamente a saúde do adolescente, incluindo benefícios físicos e a sensação de bem-estar e percepção de qualidade de vida. OBJETIVO: Verificar a associação do nível de atividade física, aptidão física e percepção de qualidade de vida de adolescentes, do sexo masculino e feminino, da cidade de Curitiba-PR. MÉTODOS: estudo transversal com delineamento correlacional. Foram avaliados através de questionários as variáveis do nível de atividade física e a percepção de qualidade de vida, e a aptidão física foi obtida através dos testes físicos propostos pelo Fitnessgram. Na análise dos dados realizada correlação de Pearson, adotando p<0,05. RESULTADOS: A amostra foi de 374 adolescentes, sendo 198 meninos (52,9%) e 176 (47,1%) meninas, com médias de idade de 16,35 ± 0,65 e 16,19 ± 0,67, respectivamente. Os meninos apresentaram correlação entre o nível de atividade física e percepção de qualidade de vida (r= 0,162; p<0,05) e entre alguns componentes da aptidão física e nível de atividade física e percepção de qualidade de vida. As meninas apresentam correlação entre alguns componentes da aptidão física e percepção de qualidade de vida. CONCLUSÕES: O estudo mostrou que há uma associação entre nível de atividade física, aptidão física e percepção de qualidade de vida, do sexo masculino e feminino. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ( 19 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
| Título: dc.title | Associação do nível de atividade física, aptidão física e percepção de qualidade de vida de adolescentes de escolas privadas Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: