Atendimento na Atenção Básica : uma intervenção para redução do tempo de espera

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Autor(es): dc.contributorSantos, Deivisson Vianna Dantas dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica-
Autor(es): dc.creatorFloriano, Odirlei Casanova-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:28:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:28:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70882-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70882-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Daivisson Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Plano de Intervenção que trata do tempo de espera para atendimento é um resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. Em todo o país, umas das principais queixas dos pacientes que utilizam o SUS é o tempo de espera para as eventuais consultas. O objetivo deste trabalho é analisar as consequências do longo tempo de espera para o agendamento de consultas em uma Unidade Básica de Saúde do Paraná, bem como identificar os principais motivos para a busca pelo agendamento e citar as principais consequências do longo tempo de espera. O método utilizado neste plano foi a pesquisa ação. O plano de ação executado foi o agendamento de consultas de 15 em 15 minutos, o que impactou positivamente os pacientes e a equipe, pois a unidade é muito pequena e inadequada para grande quantidade de atendimentos que executava, o que acabava gerando conflitos entre paciente e equipe. Agora, a unidade se mantém com constante número de atendimento, porém bem organizada e sem tumultos. Este trabalho possibilitou o levantamento de uma nova forma de organização do serviço de saúde na cidade de Santo Antônio da Platina, os resultados foram a diminuição do tempo de espera para o atendimento na Unidade de Saúde Vila Claro, a organização e a comodidade de ser atendido no horário programado, assim como o aumento no número de vagas disponíveis para agendamento, que antes eram desperdiçadas com pacientes faltosos e encaixes sem clínica. Dessa forma, verificou-se que a proposta aplicada surtiu efeitos positivos, podendo, inclusive, ser aplicado em qualquer unidade de saúde onde se tenha um número mínimo de trabalhadores e que o médico permaneça o dia todo na unidade. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Cuidados Médicos. Centros de Saúde. Tempo de Espera.-
Formato: dc.format1 arquivo (31 p.) : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados Primários de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados médicos-
Palavras-chave: dc.subjectConsulta medica-
Palavras-chave: dc.subjectTempo - Administração-
Título: dc.titleAtendimento na Atenção Básica : uma intervenção para redução do tempo de espera-
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