
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pettres, Andréia Assmann, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Autor(es): dc.creator | Azevedo, Nayara Yasmini Hamer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70881 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70881 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Ma. Andréia Pettres | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa teve como principal escopo interpor um plano de intervenção para contribuir na redução de incidência das principais Infecções sexualmente transmissíveis com a comunidade adolescente e adulta, resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da Universidade Federal do Paraná, financiado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. As Infecções Sexualmente Transmissíveis estão entre os problemas de saúde pública mais comum no Brasil e no mundo, sendo considerada como principal fator facilitador da transmissão sexual do HIV. Quando diagnosticadas e tratadas precocemente, pode-se prevenir complicações. Após a realização do diagnóstico situacional, a Equipe de Saúde da Família de Santa Cecília do Pavão - Paraná notou o aumento significativo das Infecções sexualmente transmissíveis, constituindo um dos principais problemas de saúde da comunidade, passíveis de intervenção. Nesse sentido, o propósito deste trabalho foi elaborar um plano de ações multidisciplinar para contribuir na redução na prevalência das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com a comunidade adolescente e adulta no município de Santa Cecília do Pavão - Paraná; contribuir para o aumento do conhecimento da população, por meio da inclusão de pais, familiares, instituições de ensino e os profissionais que atuam na unidade de saúde; qualificar o diagnóstico, tratamento e prevenção na comunidade por meio de capacitação da equipe; realizar atividades de educação em saúde por meio de palestras para a comunidade apresentando as medidas para prevenção, tratamento e métodos de prevenção disponíveis na unidade de saúde assim como o teste rápido; distribuir materiais contendo orientações e esclarecimentos de formas de transmissão e prevenção. A pesquisa-ação foi o método utilizado neste plano de intervenção, através de uma autorreflexão coletiva empreendida pela equipe de saúde que integrou sete etapas, entre elas, exploratória, interesse do tema, definição do problema, base teórica, elaboração da proposta, implantação e avaliação do impacto. Destaca-se que houve a capacitação de parte da equipe de saúde favorecendo a qualificação da assistência. Houve a realização de palestras em instituições de ensino do município oportunizando o esclarecimento de dúvida e a entrega de material impresso com orientações. Contou-se com 6 participantes ativos integrantes da equipe da Unidade de Saúde para o compartilhamento de saberes e um total aproximado de 400 partícipes. Os objetivos estão sendo atingidos, e vislumbrou-se a contribuição significativa pelo aumento da procura na Unidade de Saúde. Uma das limitações deste estudo se destaca na pouca disponibilidade de horários pela equipe de saúde na realização de mais palestras. Contudo, percebeu-se que com este trabalho proposto possibilitou a conscientização da população e assim trazer resultados à saúde da população, ressaltando-se a importância da continuidade das ações. Palavras-chave: Doenças Sexualmente Transmissíveis. Conscientização. Educação em Saúde. Qualidade de vida. Transmissão de Doenças Infecciosas. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (30 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças transmissíveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças sexualmente transmissíveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sanitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
| Título: dc.title | Atuação multiprofissional para contribuir com a diminuição de infecções sexualmente transmissíveis com a comunidade adolescente e adulta do município de Santa Cecília do Pavão - Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: