Conteúdo de solos ofertado nos cursos presenciais de licenciatura em Geografia no Sul Do Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Geografia-
Autor(es): dc.creatorDayoub, Bruna Moussa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:52:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:52:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70874-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marcelo Ricardo de Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Graduação em Geografia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 51-57-
Descrição: dc.descriptionResumo : O solo é fundamental para a existência de seres vivos, sua preservação é de extrema importância, por se tratar de algo finito. Porém, a falta de conhecimento, por parte do ser humano, acerca desse bem natural acaba levando a sua poluição e degradação. A conscientização acerca desse patrimônio passa a ser feita dentro das salas de aulas, através da "Educação em Solos", atrelada a educação ambiental, geralmente presente na disciplina de Geografia. O presente trabalho, portanto, tem como finalidade analisar os currículos dos cursos de licenciatura em Geografia no Sul do País, para descobrir se os mesmos ofertam disciplinas que contenham intencionalidades pedagógicas a respeito da Ciência do Solo, para que os futuros educadores possam conduzir esses conteúdos em sala de aula. Sendo assim, o presente estudo enquadra-se em um estudo exploratório realizado a partir de uma pesquisa documental, a coleta de dados se fez a partir de informações contidas nos sites do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior (e-MEC) e das instituições. Posteriormente houve a elaboração de tabelas e gráficos com as informações coletadas. Durante a pesquisa foi constatado que existe um déficit em relação ao conteúdo de "Educação em Solos", sendo que apenas 10% dos cursos pesquisados ofertam esse conteúdo. Apesar de a maioria ofertarem disciplinas que abordam os conteúdos sobre solos, quando são cursos que ofertam as duas modalidades (licenciatura e bacharelado), essas disciplinas contém seus conteúdos voltados à formação de bacharéis, enquanto cursos que ofertam apenas a licenciatura, as disciplinas com conteúdos de solos são ofertadas por outros departamentos, como Agronomia ou Engenharia.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCiência do solo-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - Avaliação-
Título: dc.titleConteúdo de solos ofertado nos cursos presenciais de licenciatura em Geografia no Sul Do Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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