
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sassi, Marcelo Machado, 1990- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Autor(es): dc.creator | Prates, Marcia dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70834 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70834 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Esp. Marcelo Machado Sassi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O plano de intervenção trata da assistência à saúde dos usuários portadores de transtornos mentais e é resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. O objetivo geral foi organizar a assistência à saúde dos usuários portadores de transtornos mentais acompanhados na Unidade Básica de Saúde Vila Velha. E os objetivos específicos foram: atualizar o cadastro dos usuários em uso de psicotrópicos e portadores de patologias contidas no CID-10; realizar busca ativa para acompanhamento e agendamento de consulta médica com aplicação de um questionário para classificar os portadores de transtornos mentais; e encaminhar usuários de alto risco para acompanhamento especializado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Foi realizado um projeto de intervenção no território geograficamente conhecido, possibilitando aos profissionais de saúde se aproximar da história de vida das pessoas e de seus vínculos com a comunidade/território onde moram, bem como com outros elementos do contexto de vida. Primeiramente foram identificados e cadastrados os pacientes em uso de psicotrópicos e após foram realizadas ações educativas para promover melhorias na qualidade de vida dos pacientes com estímulo às mudanças comportamentais e cognitivas, visando à redução do uso abusivo de psicotrópicos. Esse projeto auxiliou na organização do fluxo de atendimento aos usuários portadores de transtornos mentais e em uso de medicamentos psicotrópicos, qualificando a assistência por meio de esclarecimentos sobre os efeitos colaterais de tais medicamentos, bem como necessidade de atrelar a terapia não medicamentosa para a recuperação da saúde. Além disso, possibilitou o encaminhamento dos pacientes de alto risco para o acompanhamento compartilhado com a equipe do CAPS. Palavras-chave: Saúde Mental. Transtornos Mentais. Psicotrópicos. Atenção Primária à Saúde. Saúde da Família. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (30 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtornos mentais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicotropicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cuidados Primários de Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégia Saúde da Família - Brasil | - |
| Título: dc.title | Capacitação da asistência em saúde mental oferecida na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Vila Velha na cidade de Rio Branco do Sul/PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: