
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tsunoda, Denise Fukumi, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Yamauti, Rogerio Koji, 1981- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70778 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70778 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Denise Fukumi Tsunoda | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 25/11/2020 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 74-78 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Informação, Tecnologia e Gestão | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A alfabetização em dados é um conjunto de competências que o indivíduo pode adquirir para acessar, manusear, interpretar e avaliar dados. Essas competências têm recebido destaque atualmente, conforme demonstram estudos apontando o crescimento da necessidade de profissionais fundamentados nelas nos últimos cinco anos, assim como o impacto negativo nas organizações com sua falta em outros perfis profissionais. Estudiosos entendem que a alfabetização em dados deve ser gradualmente desenvolvida na formação acadêmica do indivíduo, com um foco mais aprimorado na graduação. Tendo em vista que os cursos de graduação possuem uma formação voltada ao mercado de trabalho, sendo o ponto na formação acadêmica que deveria aprimorar tais competências, e a necessidade do mercado de trabalho em relação aos profissionais, este trabalho objetiva medir o nível de maturidade dos currículos dos cursos de graduação sob a perspectiva da alfabetização em dados. Para isso, foram revisadas as práticas de análise de currículos da graduação e os frameworks de alfabetização em dados, utilizando pesquisa bibliográfica. Um modelo de maturidade em alfabetização em dados foi desenvolvido, proposto, aplicado aos currículos dos cursos de graduação em Gestão da Informação, tendo como resultado o nível de maturidade "incerteza", e validado por meio de uma enquete, retornando uma taxa de alinhamento em relação à percepção dos egressos de 54,54%. Dado esse resultado, o modelo pode ser mantido e aprimorado. Palavras-chave: Literacia em dados. Letramento em dados. Modelo de maturidade. Gestão da informação. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Data Literacy is a set of skills that the individual can acquire to access, handle, interpret, and evaluate data. These competencies have a prominent receipt, currently, as demonstrated by higher studies, the growing need for professionals based on these competencies in the last 5 years, and the negative impact on associations with the lack of them in other professional profiles. Scholars understand that Data Literacy should be gradually developed in the academic formation of the individual with a more improved focus on graduation. Bearing in mind that the undergraduate courses have training geared to the labor market, being the point in academic training that improves such skills, and the need for professionals that the labor market will require, this work aims to assess the maturity level of the curricula of the undergraduate courses from the perspective of Data Literacy. For that, they were revised as practices of analysis of undergraduate curricula and the frameworks of literacy in data using a bibliographic search. A maturity model in Data Literacy was developed, proposed, distributed in the curricula of undergraduate courses in Information Management resulting in the Uncertainty maturity level, and validated through a survey resulting in an alignment rate concerning the perception of graduates of 54.54%. Given this result, the model can be maintained and improved. Keywords: Data literacy. Maturity model. Information management | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (94 p.) : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos de capacitação e maturidade (Software) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de dados | - |
| Título: dc.title | Avaliação da maturidade dos currículos dos cursos de graduação sob a perspectiva da alfabetização em dados | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: