Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Junkes, Delcio, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Alvaro Luiz, 1981- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:09:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:09:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70747 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70747 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Delcio Junkes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo geral deste trabalho é aproximar ética e educação a partir de uma leitura do livro História da sexualidade 3: O cuidado de si, de Michel Foucault. Propõe-se interpretar e compreender a noção de cuidado de si, que é uma das dimensões do pensamento ético e estético de Foucault, e aproximá-la do tema da educação a partir de três elementos: constituição de um sujeito pós-metafísico (sujeito devir), criação de critérios de estilo (estética da existência) e formação da alma (espiritualidade). Busca-se aferir de que forma traços do pensamento do filósofo francês podem contribuir para uma revisão crítica dos sujeitos da educação. O cuidado de si enquanto experiência ética e estética é também o cuidado com o outro, possibilitando uma dialógica capaz de problematizar a ciência educacional hegemônica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The general objective of this work is to bring ethics and education closer by reading the book History of sexuality 3: The care of the self, by Michel Foucault. It is proposed to interpret and understand the notion of self-care, which is one of the dimensions of Foucault's ethical and aesthetic thought, and to approach it with the theme of education based on three elements: constitution of a postmetaphysical subject (subject becoming ), creation of style criteria (aesthetics of existence) and soul formation (spirituality). It seeks to gauge how traces of the French philosopher's thinking can contribute to a critical review of the subjects of education. Taking care of oneself as an ethical and aesthetic experience is also taking care of the other, enabling a dialogic capable of problematizing hegemonic educational science. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (42 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética - Filosofia | - |
Título: dc.title | Traços éticos e estéticos do pensamento de Foucault e a educação : elementos para uma aproximação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: