Traços éticos e estéticos do pensamento de Foucault e a educação : elementos para uma aproximação

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Autor(es): dc.contributorJunkes, Delcio, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Autor(es): dc.creatorNunes, Alvaro Luiz, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:09:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:09:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70747-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70747-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Delcio Junkes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo geral deste trabalho é aproximar ética e educação a partir de uma leitura do livro História da sexualidade 3: O cuidado de si, de Michel Foucault. Propõe-se interpretar e compreender a noção de cuidado de si, que é uma das dimensões do pensamento ético e estético de Foucault, e aproximá-la do tema da educação a partir de três elementos: constituição de um sujeito pós-metafísico (sujeito devir), criação de critérios de estilo (estética da existência) e formação da alma (espiritualidade). Busca-se aferir de que forma traços do pensamento do filósofo francês podem contribuir para uma revisão crítica dos sujeitos da educação. O cuidado de si enquanto experiência ética e estética é também o cuidado com o outro, possibilitando uma dialógica capaz de problematizar a ciência educacional hegemônica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The general objective of this work is to bring ethics and education closer by reading the book History of sexuality 3: The care of the self, by Michel Foucault. It is proposed to interpret and understand the notion of self-care, which is one of the dimensions of Foucault's ethical and aesthetic thought, and to approach it with the theme of education based on three elements: constitution of a postmetaphysical subject (subject becoming ), creation of style criteria (aesthetics of existence) and soul formation (spirituality). It seeks to gauge how traces of the French philosopher's thinking can contribute to a critical review of the subjects of education. Taking care of oneself as an ethical and aesthetic experience is also taking care of the other, enabling a dialogic capable of problematizing hegemonic educational science.-
Formato: dc.format1 arquivo (42 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica - Filosofia-
Título: dc.titleTraços éticos e estéticos do pensamento de Foucault e a educação : elementos para uma aproximação-
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