Gestão democrática da escola : o que pensam os estudantes de pedagogia a este respeito?

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Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Autor(es): dc.creatorRudá, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70742-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa tem como tema a Gestão Democrática e deu-se com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná mediante acesso ao questionário elaborado via plataforma do Google Drive. O objetivo deste trabalho centra-se em analisar as percepções dos estudantes a respeito da GD nas escolas. A literatura consultada incluiu autores como Souza, Paro e Lima. O questionário da pesquisa permaneceu suscetível às respostas pelo período de dezoito dias e neste tempo obteve vinte e sete retornos. Pode-se afirmar que apesar dos estudantes, na sua maioria, considerarem haver um grau razoável de democracia nas escolas, estes estudantes discordam que é fácil ter acesso a documentos, prestações de contas e ter participação nas tomadas de decisões. Todavia, a maioria concorda que os diretores são escolhidos via eleições diretas. Expõe-se assim um cenário curioso, no qual parece ligar a democracia ao fato de haver eleições, unicamente. Com efeito, este trabalho corroborou com a literatura na qual suspeita não haver democracia em boa parte das escolas do país, embora esteja-se os sistemas de ensino público submetidos a uma legislação que preconiza a GD como princípio.-
Formato: dc.format1 arquivo (32 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática - Escolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação estudantil na educação-
Palavras-chave: dc.subjectDiretores escolares - Eleições-
Título: dc.titleGestão democrática da escola : o que pensam os estudantes de pedagogia a este respeito?-
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