
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Autor(es): dc.creator | Rudá, 1988- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70742 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70742 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa tem como tema a Gestão Democrática e deu-se com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná mediante acesso ao questionário elaborado via plataforma do Google Drive. O objetivo deste trabalho centra-se em analisar as percepções dos estudantes a respeito da GD nas escolas. A literatura consultada incluiu autores como Souza, Paro e Lima. O questionário da pesquisa permaneceu suscetível às respostas pelo período de dezoito dias e neste tempo obteve vinte e sete retornos. Pode-se afirmar que apesar dos estudantes, na sua maioria, considerarem haver um grau razoável de democracia nas escolas, estes estudantes discordam que é fácil ter acesso a documentos, prestações de contas e ter participação nas tomadas de decisões. Todavia, a maioria concorda que os diretores são escolhidos via eleições diretas. Expõe-se assim um cenário curioso, no qual parece ligar a democracia ao fato de haver eleições, unicamente. Com efeito, este trabalho corroborou com a literatura na qual suspeita não haver democracia em boa parte das escolas do país, embora esteja-se os sistemas de ensino público submetidos a uma legislação que preconiza a GD como princípio. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (32 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participação estudantil na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diretores escolares - Eleições | - |
| Título: dc.title | Gestão democrática da escola : o que pensam os estudantes de pedagogia a este respeito? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: