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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Autor(es): dc.creator | Pizzaia, Sharlene Teresinha Elias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:00:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:00:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70739 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70739 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Ângelo Ricardo de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente monografia buscou compreender como se deu o processo de avaliativo de gestão das equipes diretivas das escolas da rede estadual do estado do Paraná, referente ao período de 2016 e 2017. Tal processo baseou-se na Lei nº 18.590 de 13 de outubro de 2015, publicada no Diário Oficial nº. 9556 de 15 de outubro de 2015 e na Resolução SEED 5547 de 27 de outubro de 2017. O processo avaliativo das gestões levou em consideração o Plano de Ação apresentado pelos candidatos a diretor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná que previa ações direcionadas às questões pedagógicas e ao cumprimento dos prazos e normativas relativas às prestações de contas do mesmo período. É relevante a participação do Conselho Escolar na coordenação desse processo, porém, observou-se que as condições e fragilidades na preparação, formação e orientação dessa instância colegiada não foram apropriadas. Apesar do grande número de escolas que participaram desse processo avaliativo o número de estabelecimentos de ensino que apresentou parecer contrário foi ínfimo, ou seja, favorável com ressalvas ou desfavorável demonstrando que foi uma ação mais burocrática do que realmente uma avaliação formativa, como se propunha. Analisaram-se, também, as possíveis interferências nesse processo e que poderiam repercutir na condução da avaliação da gestão. Foi possível, nessa pesquisa, analisar os diferentes posicionamentos em diferentes âmbitos, uma vez, que se entrevistaram: a) membros da mantenedora que acompanharam a elaboração das leis supracitadas; b) membros do sindicato da categoria dos profissionais da educação do Paraná e; de quem acompanhou a execução da avaliação da gestão no interior da escola. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present work sought to understand how the evaluation process of school administration in public schools at Parana state was, during 2016 and 2017. This process was based on Law 18,590 of October 13, 2015, published in the Official Journal no. 9556 in October 15, 2015 and in Resolution SEED 5547 in October 27, 2017. The evaluation process took into account the Plan of Action presented by the principals during the choice process through consultation with the School Community in the State Basic Education System, which provided for actions related to pedagogical issues, as well as the compliance with deadlines and regulations related to accountability for the same period. The participation of the School Board in the coordination of this process is relevant, however, the conditions and weaknesses in the preparation, training and orientation of this collegial body weren't appropriated. In spite of the large number of schools that participated in this evaluation process, the number of schools that presented a official opinion contrary was small, that is, favorable with reservations or unfavorable, demonstrating that it was just a more bureaucratic action than a pedagogical evaluation. It was also analyzed the possible interferences in this process and that could have repercussion in the conduction of the evaluation. It was possible, in this research, to analyze the different positions in different spheres, once, that interviewed: a) members of the staff of education administration system who accompanied the elaboration of that mentioned laws; b) members of the teacher's union at Paraná state; who accompanied the execution of the evaluation. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (97 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade e escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
| Título: dc.title | O processo avaliativo das equipes diretivas das escolas da rede estadual do Paraná referente a gestão de 2016 - 2017 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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