Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcus Quintanilha da, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marta Fabiane da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70738 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70738 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Msc. Marcus Quintanilha da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Neste artigo apresentam-se dados referentes aos resultados dos parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil dos centros municipais de educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015. As avaliações institucionais na educação infantil é um campo novo para pesquisa, porém de grande valia para nortear os possíveis caminhos para educação infantil de qualidade, mesmo que esta "qualidade" perpasse por diferentes critérios e indicadores. Encontram-se hoje algumas lacunas no que se refere às avaliações institucionais em âmbito escolar, mas todas estas avaliações almejam chegar a um denominador comum: contribuir de modo significativo na qualidade da educação. Desse modo esta pesquisa tem como objetivo analisar e refletir a cerca resultados tabulados nas Avaliações dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade dos Centros Municipais de Educação Infantil no município de Curitiba. A metodologia utilizada constituiu-se do uso de pesquisa bibliográfica tendo como base os documentos norteadores dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil de Curitiba (2009) e os autores Dias (2003), Sousa (1995), Alavarse et al. (2013), Moro et al. (2014). A pesquisa viabilizou percepções entre os dados coletados nas avaliações institucionais, bem como aspectos reais das instituições, indicando que a hipótese é que, não necessariamente, essa avaliação representa a real condição da escola, gerando problemas inclusive na formulação e execução de políticas educacionais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This article presents data regarding the results of the parameters and indicators of quality of pre-school education in the municipal schools of the city of Curitiba in the year 2015. The institutional evaluations in the education of children is a new field for research, but of great value to guide the possible paths to quality child education, even if this "quality" goes through different criteria and indicators. There are now some gaps in school-based institutional assessments, but all these evaluations aim to reach a common denominator: to make a significant contribution to the quality of education. Thus, this research aims to analyze and reflect on the results tabulated in the Assessments of Parameters and Quality Indicators of the Municipal Centers of Early Childhood Education in the city of Curitiba. The methodology used consisted of the use of bibliographical research based on the guiding documents of Parameters and Quality Indicators in Early Childhood Education in Curitiba (2009) and the authors Dias (2003), Sousa (1995), Alavarse et al. (2013), Moro et al. (2014). The research enabled perceptions between the data collected in the institutional evaluations, as well as real aspects of the institutions, indicating that the hypothesis is that, not necessarily, this evaluation represents the real condition of the school, generating problems even in the formulation and execution of educational policies. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (39 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Título: dc.title | Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: