Indicação e eleição como forma de provimento da gestão de CMEIS : uma análise comparativa dos modelos das redes Municipais de Curitiba e São José dos Pinhais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFinatti, Renata Riva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Autor(es): dc.creatorSilva, Larice de Carvalho da, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:24:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:24:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70736-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70736-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ms. Renata Riva Finatti-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa teve como objetivo comparar duas formas de provimento de equipes diretivas e suas implicações no cotidiano educacional. Para a análise, se fez necessária uma breve fundamentação teórica sobre democracia e formas de provimento da gestão escolar. O trabalho teve como objetivos específicos: refletir se o fato de um diretor ser eleito difere de uma gestão por indicação; analisar em que medida uma ou outra forma de provimento pode ser considerada democrática; apresentar brevemente o histórico da gestão escolar nos municípios e explanar sobre formas de provimento e suas relações no contexto educacional. Foram aplicados questionários em dois Centros Municipais de Educação Infantil no município de São José dos Pinhais e em duas unidades em Curitiba. A escolha dos municípios se justifica por possuírem diferentes formas de provimento de diretores (eleição e indicação, respectivamente). A metodologia utilizada foi qualitativa, se pautou em análise bibliográfica e estudos de caso. Os resultados apontados pela pesquisa trazem questões pertinentes para o debate e busca da efetivação da gestão democrática na educação infantil.-
Formato: dc.format1 arquivo (63 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática - Escolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectDiretores escolares - Escolas publicas-
Título: dc.titleIndicação e eleição como forma de provimento da gestão de CMEIS : uma análise comparativa dos modelos das redes Municipais de Curitiba e São José dos Pinhais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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