Desenvolvimento de metodologia para o cálculo do custo-aluno da educação profissional e tecnológica no campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná

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Autor(es): dc.contributorGouveia, Andréa Barbosa, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Autor(es): dc.creatorRolin, Evandro Cherubini, 1973--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:09:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:09:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70731-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70731-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Andrea Barbosa Gouveia-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Com o crescente aumento das matrículas ofertadas pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em consonância à meta 11 do PNE, torna-se necessário pensar no desafio de continuar crescendo apesar das limitações impostas aos gastos públicos, sendo importante refletir em formas de tornar o gasto público mais transparente ao cidadão e aos órgãos de controle. Dessa forma, o cálculo do custo-aluno mostra-se como um fator importante para a apuração dos custos nas Instituições de Ensino. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de cálculo do custo-alunoanual da educação profissional e tecnológica utilizando o campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR) como estudo de caso, considerando os dados de 2017. Trata-se de metodologia quantitativa e exploratória com fontes de dados primário e secundário, sendo os mesmos de origem bibliográfica e documental. Para o cálculo foram utilizados como fontes de consulta os microdados da folha de pagamento dos servidores do Executivo Federal obtidos no Portal da Transparência, a execução orçamentária integral realizada pelo campus e a carga horária dos docentes em atividade no campus em atividades de ensino. Foi elaborado um banco de dados contendo 38 variáveis e 727 casos, totalizando 27.626 dados, envolvendo 287 servidores públicos, sendo 205 docentes e 82 técnicos administrativos, além de 26 docentes substitutos, atuantes em 29 cursos pertencentes a 10 Eixos Tecnológicos ou Áreas de Conhecimento, sendo 24 cursos técnicos de nível médio, três cursos superiores, um curso lato sensu e um curso stricto sensu. Os resultados mostraram que há grandes diferenças nos valores do custo-aluno entre os cursos, formas de oferta, níveis de ensino e Eixos Tecnológicos, entretanto, essas diferenças não são consideradas como problemas, uma vez que já eram esperadas, em função das especificadas de cada curso. O valor do custo-aluno anual do campus Curitiba do IFPR foi de R$ 15.776,54. O curso com o maior valor foi o técnico subsequente em Enfermagem (R$ 26.135,76) e o menor foi a pós-graduação latu sensu em Gestão e Negócios (R$ 7.076,87). A forma de oferta com o maior custo-aluno foi a dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (R$ 20.167,59) e a menor a do curso de pós-graduação latu sensu (R$ 7.076,87). O nível de ensino com o maior valor foi o dos cursos técnicos de nível médio (R$ 17.058,89) e a menor a dos cursos de pós-graduação (R$ 7.721,83). O Eixo Tecnológico com o maior valor do custo-aluno foi a Produção Industrial (R$ 24.325,55) e o menor o Turismo, Hospitalidade e Lazer (R$ 11.045,12). A variável com a maior influência no valor do custo-aluno-anual foi a folha de pagamento, uma vez que a soma das remunerações de docentes e técnicos administrativos representou 89,85% do valor investido no campus no ano de 2017.-
Formato: dc.format1 arquivo (78 p.) : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado - Paraná-
Título: dc.titleDesenvolvimento de metodologia para o cálculo do custo-aluno da educação profissional e tecnológica no campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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