O uso da literatura no 1° ano do ensino fundamental na escola do campo municipal Rui Barbosa como ferramenta na formação de leitores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Paula da Silva Inácio, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Sônia Regina Perretto de, 1977--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:34:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:34:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70674-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70674-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Paula da Silva Inácio Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho partiu da necessidade em se trabalhar a literatura desde a Educação Infantil como ferramenta na formação de leitores e tem o objetivo de mostrar a importância da utilização e do incentivo à literatura também no primeiro ano do Ensino Fundamental na Escola do Campo Municipal Rui Barbosa, a fim de promover o gosto e o hábito pela leitura. Ressalta a necessidade da mediação do professor/educador no processo ensino/aprendizagem. A pesquisa possui posicionamentos teóricos de Zilbermann, Freire, Abramovich, que conduzem uma melhor compreensão do tema. Aborda também a literatura como fonte de criatividade e criticidade no desenvolvimento da cidadania no sujeito. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo e de natureza teórica e abordando autores que enfocam as contribuições da literatura infantil para a alfabetização e o letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Enfim, será apresentado situações motivadoras, práticas pedagógicas com o auxílio de materiais adequados para o incentivo na formação de leitores, buscando promover a literatura como fonte de prazer e como "arte". Chegou-se à conclusão que as crianças em fase de alfabetização e letramento expressam maior interesse quando a leitura é focada em assuntos que lhe chamam a atenção, e quando a família se faz presente dentro desse processo.-
Formato: dc.format25 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Título: dc.titleO uso da literatura no 1° ano do ensino fundamental na escola do campo municipal Rui Barbosa como ferramenta na formação de leitores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.