Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Paula da Silva Inácio, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Sônia Regina Perretto de, 1977- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70674 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70674 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Paula da Silva Inácio Pereira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho partiu da necessidade em se trabalhar a literatura desde a Educação Infantil como ferramenta na formação de leitores e tem o objetivo de mostrar a importância da utilização e do incentivo à literatura também no primeiro ano do Ensino Fundamental na Escola do Campo Municipal Rui Barbosa, a fim de promover o gosto e o hábito pela leitura. Ressalta a necessidade da mediação do professor/educador no processo ensino/aprendizagem. A pesquisa possui posicionamentos teóricos de Zilbermann, Freire, Abramovich, que conduzem uma melhor compreensão do tema. Aborda também a literatura como fonte de criatividade e criticidade no desenvolvimento da cidadania no sujeito. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo e de natureza teórica e abordando autores que enfocam as contribuições da literatura infantil para a alfabetização e o letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Enfim, será apresentado situações motivadoras, práticas pedagógicas com o auxílio de materiais adequados para o incentivo na formação de leitores, buscando promover a literatura como fonte de prazer e como "arte". Chegou-se à conclusão que as crianças em fase de alfabetização e letramento expressam maior interesse quando a leitura é focada em assuntos que lhe chamam a atenção, e quando a família se faz presente dentro desse processo. | - |
Formato: dc.format | 25 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | - |
Título: dc.title | O uso da literatura no 1° ano do ensino fundamental na escola do campo municipal Rui Barbosa como ferramenta na formação de leitores | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: