
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ruiz, Simone Francisco, 1989- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berticelli, Danilene Gullich Donin, 1979- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Autor(es): dc.creator | Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70673 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70673 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Simone Francisco Ruiz | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Danilene Donin Berticelli | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta de Modelagem Matem'atica para o ensino das representa- ¸c˜oes alg'ebricas de Algebra, que foi aplicada em uma turma de ' 7 o Ano do Ensino Fundamental II de um Col'egio Estadual da Regi˜ao Oeste do Paran'a. A proposta foi estruturada para um per'iodo de 12 horas/aula, cada uma com 50 minutos. Ser˜ao apresentados, neste trabalho, o desenvolvimento e an'alise dos dados de cinco atividades aplicadas, sendo elas: Atividade Explorat'oria - Pr'evia, Jogo da Representa¸c˜ao, Atividade das S'eries, Campo Minado das Equa¸c˜oes e Atividade Explorat'oria - Final. O objetivo aqui foi contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Algebra, al'em de auxiliar os professores que procuram por metodologias alternativas para uma ' aprendizagem mais significativa, visto que atualmente o estudo da matem'atica 'e considerado dif'icil para os educandos, j'a que poucos tˆem habilidades com este conte'udo. Al'em disso, com o intuito de estudar qualitativamente e quantitativamente a capacidade dos alunos em responder algebricamente determinados problemas, um mesmo question'ario foi proposto duas vezes, uma no in'icio e outra ao final das 12 aulas, permitindo, assim, comparar o efeito das atividades aplicadas sobre a aprendizagem dos alunos. A an'alise dos resultados da proposta foi realizada de modo qualitativo, buscando-se interpretar e compreender as respostas dos alunos frente 'as aplica¸c˜oes desenvolvidas e, quantitativo, buscando quantificar as informa¸c˜oes coletadas. A partir dos resultados obtidos analisamos que houve alunos que apresentaram um avan¸co percept'ivel e outros nem tanto, mas nem sempre as dificuldades eram em representar algebricamente, eles possu'iam dificuldades em outros conceitos que foram utilizados junto com as representa¸c˜oes. Tamb'em pudemos verificar que a proposta tornou as aulas mais atraentes e contextualizadas, bem como possibilitou aos alunos se familiarizarem com conceitos de representa¸c˜ao. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (58 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: