Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRuiz, Simone Francisco, 1989--
Autor(es): dc.contributorBerticelli, Danilene Gullich Donin, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorSchneider, Louize Andressa Eggers, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:37:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:37:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70673-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70673-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Simone Francisco Ruiz-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Danilene Donin Berticelli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho apresenta uma proposta de Modelagem Matem'atica para o ensino das representa- ¸c˜oes alg'ebricas de Algebra, que foi aplicada em uma turma de ' 7 o Ano do Ensino Fundamental II de um Col'egio Estadual da Regi˜ao Oeste do Paran'a. A proposta foi estruturada para um per'iodo de 12 horas/aula, cada uma com 50 minutos. Ser˜ao apresentados, neste trabalho, o desenvolvimento e an'alise dos dados de cinco atividades aplicadas, sendo elas: Atividade Explorat'oria - Pr'evia, Jogo da Representa¸c˜ao, Atividade das S'eries, Campo Minado das Equa¸c˜oes e Atividade Explorat'oria - Final. O objetivo aqui foi contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Algebra, al'em de auxiliar os professores que procuram por metodologias alternativas para uma ' aprendizagem mais significativa, visto que atualmente o estudo da matem'atica 'e considerado dif'icil para os educandos, j'a que poucos tˆem habilidades com este conte'udo. Al'em disso, com o intuito de estudar qualitativamente e quantitativamente a capacidade dos alunos em responder algebricamente determinados problemas, um mesmo question'ario foi proposto duas vezes, uma no in'icio e outra ao final das 12 aulas, permitindo, assim, comparar o efeito das atividades aplicadas sobre a aprendizagem dos alunos. A an'alise dos resultados da proposta foi realizada de modo qualitativo, buscando-se interpretar e compreender as respostas dos alunos frente 'as aplica¸c˜oes desenvolvidas e, quantitativo, buscando quantificar as informa¸c˜oes coletadas. A partir dos resultados obtidos analisamos que houve alunos que apresentaram um avan¸co percept'ivel e outros nem tanto, mas nem sempre as dificuldades eram em representar algebricamente, eles possu'iam dificuldades em outros conceitos que foram utilizados junto com as representa¸c˜oes. Tamb'em pudemos verificar que a proposta tornou as aulas mais atraentes e contextualizadas, bem como possibilitou aos alunos se familiarizarem com conceitos de representa¸c˜ao.-
Formato: dc.format1 arquivo (58 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleModelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.