
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chong-Silva, Débora Carla, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Autor(es): dc.creator | Macedo, Henriqui Rafael de Souza de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:25:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:25:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70667 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70667 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Débora Carla Chong e Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O plano de Intervenção que trata do tema Identificação e intervenção multidisciplinar nos casos de automutilação e tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes estudantes do ensino fundamental e médio, no Colégio Estadual Rio Branco do Ivaí, Estado do Paraná, ano 2019 é o resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. O problema central da intervenção foi o elevado número de auto-agressão e tentativas de suicídio na infância e adolescência observadas em escolares do ensino fundamental e médio no Colégio Estadual Rio Branco do Ivaí, localizado no município de Rio Branco do Ivaí, Paraná. O objetivo geral foi analisar os casos de automutilação e tentativa de suicídio em crianças e adolescentes de uma escola municipal do Paraná e os objetivos específicos foram: identificar os casos de automutilação e tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes de uma escola municipal do Paraná; verificar se essas crianças e adolescentes estão fazendo acompanhamento médico e psicológico; desenvolver impresso com orientações a respeito da automutilação e suicídio a ser distribuído em atividades de ação educativa desenvolvida na escola. Método: realização da ação: primeiramente foi realizado reunião com a direção escolar e professores, aonde após avaliação interna foram identificadas 15 alunos que estão em acompanhamento médico/psicológico por apresentar diferentes níveis de depressão e auto-agressão, estes junto aos seus pais foram convidados a realizar uma avaliação individual, para análise de quais deles estão em tratamento, se os casos estão controlados, se necessitam de avaliação ou reavaliação por psiquiatra e psicólogo, após isso foi realizado uma palestra na escola anunciada, participaram 40 alunos, o professor e o diretor da descola onde foram distribuídos panfletos com título: "Autoagressão e tentativa de suicídio um pedido de socorro". O recurso educacional desenvolvido foi a realização de panfletos impressos. Considerações finais: Felizmente, os objetivos traçados foram alcançados de forma havendo contribuído na prática com a disseminação de informações fundamentais para a identificação precoce e encaminhamento adequado e o tratamento do público alvo, com a expectativa de diminuir, assim, os óbitos por suicídio e melhorando a qualidade de vida dos mesmos, como limitação do projeto de intervenção tivemos o fato da a saúde mental ser um campo muito amplo e que nem sempre e a pesar do tratamento oportuno se tem conseguido prevenir a recorrência da automutilação e as tentativas de suicídio. Outro ponto é que os reais resultados só ser mensurados com o decorrer de meses ou anos, recomenda-se que medidas de intervenção como estas, seja objeto de estudo e caso comprovado o benefício á longo prazo, repetir de forma organizada e continuada as ações em forma de palestras e capacitações para os professores, pais e alunos. Palavras-chave: Escolares. Plano de intervenção. Auto-agressão. Tentativas de suicídio. Automutilação. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (26 p.) : il., color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Suicidio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - Comportamento suicida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prevenção e controle | - |
| Título: dc.title | Identificação e intervenção multidisciplinar nos casos de automutilação e tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes estudantes do ensino fundamental e médio, no Colégio Estadual Rio Branco do Ivaí, Estado do Paraná, no ano 2019 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: