O uso da modelagem matemática para o ensino de multiplicação de matrizes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchulz, Rodrigo André, 1984--
Autor(es): dc.contributorBartelmebs, Roberta Chiesa, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorBanheza, Karen Vanessa Gozer, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:23:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:23:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70657-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Rodrigo André Schulz-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Roberta Chiesa Bartelmebs-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho de conclusão de curso investiga na teoria e prática, as potencialidades da Modelagem Matemática no ensino. Visto que, durante observações de estágio realizadas em diversas aulas de matemática, foi possível constatar que o ensino da mesma é transmitido de forma abstrata, individual e somente por meio de exercícios. O problema a ser investigado, parte-se da hipótese de que o ensino de matemática pode ser desenvolvido de forma contextualizada, com atividades diferenciadas, trabalhadas em grupo, motivando os alunos a aprender por meio da metodologia de ensino da Modelagem Matemática. Por meio desta, a possibilidade de superar as dificuldades encontradas ao lecionar e também a aversão que alguns alunos possuem com a matemática. Diante do exposto acima, escolhemos investigar a Modelagem Matemática no ensino, em busca de explorar e elucidar suas potencialidades, para o ensinar multiplicação entre matrizes. Diante da pesquisa realizada foi possível constatar que de fato é possível tornar o ensino da Matemática mais contextualizado, por meio da Modelagem Matemática utilizando atividades diferenciadas. No entanto nem todos alunos foram motivados como esperado. Além disso, devido não ter o tempo necessário para que as atividades ocorressem como esperado, essa dificuldade ao lecionar é um fator que interferiu durante as aulas. Desta forma a modelagem é uma metodologia com potencialidades para o ensino, mas que requer planejamento, tempo, e com o tempo a prática em utiliza-la.-
Formato: dc.format1 arquivo (59 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleO uso da modelagem matemática para o ensino de multiplicação de matrizes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.