
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Speck, Raquel Angela, 1981- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Autor(es): dc.creator | Pierasso, Josiane Cotrin, 1996- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70653 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70653 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Raquel Angela Speck | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas – Matemática. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo visa o conhecimento mais profundo sobre a realidade do processo de ensino inclusivo, na disciplina de Matemática, nas salas de recursos multifuncionais, em contextos educacionais e faixas etárias diferentes. Busca-se analisar os métodos utilizados para o ensino de matemática básica, identificando as carências e dificuldades neste processo e apontando propostas para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. O estudo contextualiza e analisa o panorama histórico e a fundamentação legal do atendimento e da organização das salas de recursos multifuncionais, na rede estadual do município de Assis Chateaubriand-Paraná, investigando, por meio de pesquisa de campo, como se desenvolvem e se aplicam os métodos e as práticas de ensino de matemática básica nestas salas de recurso. Também pretende discutir, com base na literatura científica, as questões levantadas na pesquisa de campo, problematizando-as. Os dados da pesquisa revelam que os professores das Salas de Recursos Multifuncionais 1 encontram muitas dificuldades no trabalho com os conteúdos específicos da Matemática Básica, seja pela ausência de formação específica ou pelas condições de execução do trabalho, embora sejam ativos na busca por opções para diminuir essas dificuldades. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (46p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | Métodos e práticas de ensino de matemática básica nas salas de recursos multifuncionais na rede estadual do município de Assis Chateaubriand-Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: