A modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente como uma ferramenta para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSpeck, Raquel Angela, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorWiltner, Beatriz Benicio Pizapio, 1998--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:41:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:41:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70646-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Raquel Angela Speck-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A vivência em sala de aula como estudante, observando colegas de sala, e a posterior observação de outros alunos no contexto educacional levaram-me a perceber que o desinteresse dos alunos pela matemática é muito grande, o que gera uma inquietação em professores e em futuros professores. Neste sentido, o presente trabalho apresenta como tema central a modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), com o objetivo de verificar se esta abordagem de ensino-aprendizagem auxilia no desempenho dos estudantes e na melhora da participação dos mesmos dentro das disciplinas de Matemática. A aproximação do conteúdo escolar com o cotidiano dos alunos também foi um dos objetivos visados nesta pesquisa. Além disso, pretendeu-se criar oportunidades de debate para conscientização dos discentes acerca de alguns problemas relacionados ao meio ambiente. O presente trabalho foi iniciado com uma revisão bibliográfica acerca do assunto e, após, foi realizada uma pesquisa de campo em um colégio público da cidade de Palotina (localizada no Oeste do Paraná), qualificando-se como uma pesquisa experimental e de cunho qualitativo, em que o comportamento dos estudantes observados foi o principal meio de coleta de dados. Esta pesquisa foi realizada durante o estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências ExatasMatemática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a probabilidade de os alunos entenderem determinados conteúdos matemáticos é maior quando os discentes participam ativamente das aulas, fazendo parte do processo de construção do conteúdo. A vivência em sala de aula como estudante, observando colegas de sala, e a posterior observação de outros alunos no contexto educacional levaram-me a perceber que o desinteresse dos alunos pela matemática é muito grande, o que gera uma inquietação em professores e em futuros professores. Neste sentido, o presente trabalho apresenta como tema central a modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), com o objetivo de verificar se esta abordagem de ensino-aprendizagem auxilia no desempenho dos estudantes e na melhora da participação dos mesmos dentro das disciplinas de Matemática. A aproximação do conteúdo escolar com o cotidiano dos alunos também foi um dos objetivos visados nesta pesquisa. Além disso, pretendeu-se criar oportunidades de debate para conscientização dos discentes acerca de alguns problemas relacionados ao meio ambiente. O presente trabalho foi iniciado com uma revisão bibliográfica acerca do assunto e, após, foi realizada uma pesquisa de campo em um colégio público da cidade de Palotina (localizada no Oeste do Paraná), qualificando-se como uma pesquisa experimental e de cunho qualitativo, em que o comportamento dos estudantes observados foi o principal meio de coleta de dados. Esta pesquisa foi realizada durante o estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências ExatasMatemática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a probabilidade de os alunos entenderem determinados conteúdos matemáticos é maior quando os discentes participam ativamente das aulas, fazendo parte do processo de construção do conteúdo.-
Formato: dc.format1 arquivo (56 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino aprendizagem-
Título: dc.titleA modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente como uma ferramenta para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.