Ensino de matemática na educação de jovens e adultos: uma abordagem no ensino da porcentagem a partir do cotidiano dos estudantes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSpeck, Raquel Angela, 1981--
Autor(es): dc.contributorAlves, Denis Rogério Sanches, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Vanessa, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70643-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70643-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Raquel Angela Speck-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Denis Rogério Sanches Alves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho refere-se ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de porcentagem, dentro da disciplina de matemática na modalidade de ensino EJA, Educação de Jovens e Adultos. Por meio da observação de aulas de matemática em uma turma da EJA, de conversas com os estudantes e da regência do estágio feita pela acadêmica na turma mencionada, objetivou-se identificar as dificuldades encontradas por alunos da EJA na aprendizagem da porcentagem, bem como propor situações-problema a partir do cotidiano dos mesmos, na perspectiva da aprendizagem significativa. A partir do problema elencado, buscou-se a pesquisa bibliográfica e observou-se que a teoria de Paulo Freire sobre a relevância da vivência do aluno para seu êxito no ambiente escolar é oportuna para a EJA, bem como o conceito de aprendizagem significativa de Ausubel (1983), que se fundamenta no fato do estudante aplicar o conteúdo aprendido em novas e diferentes situações. Os resultados dessa pesquisa apontam que quando o estudante se depara com situações-problema que envolvem seu cotidiano, o mesmo consegue produzir significado ao que lhe está sendo ensinado e é capaz de produzir conhecimento mais facilmente. Assim, o estudante consegue sanar suas dificuldades por meio de metodologias educacionais que valorizam seu saber.-
Formato: dc.format1 arquivo (44p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleEnsino de matemática na educação de jovens e adultos: uma abordagem no ensino da porcentagem a partir do cotidiano dos estudantes-
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