Desafios e avanços possíveis na educação do campo de Araucária na perspectiva da gestão democrática

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Autor(es): dc.contributorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Elisa Daniele de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:09:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70634-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70634-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Maurício Cesar Vitória Fagundes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho busca problematizar o processo de formação continuada oferecido aos profissionais, membros do conselho escolar e comunidade escolar, das Unidades Educacionais do Campo, do município de Araucária. O objetivo principal é entender como se dá o processo de formação e como essa ação coletiva pode contribuir para a implementação de avanços da democratização da Educação do Campo no município. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura sobre a Educação do Campo, formação continuada e gestão democrática. No decorrer do desenvolvimento das temáticas do curso, foi utilizada a observação participante. Tomou-se como referências da fundamentação sobre gestão democrática, emancipação e formação continuada, autores como Paulo Freire e Jucimara Bengert Lima. Evidenciou-se, no desenvolvimento desse processo a necessidade da ampliação da oferta de formação continuada específica para a Educação do Campo. Destaca-se também, como resultado desse processo de formação, a composição de um grupo de estudos, como forma de garantir um espaço permanente de debate acerca de questões pertinentes à Educação do Campo. As análises se detém na formação e atividades desenvolvidas pelo grupo de estudos sobre educação do campo, que se constituiu no decorrer do curso, a partir de demandas levantadas pelos próprios cursistas.-
Formato: dc.format34 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao do Campo-
Título: dc.titleDesafios e avanços possíveis na educação do campo de Araucária na perspectiva da gestão democrática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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