Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Elisa Daniele de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:09:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:09:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70634 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70634 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Maurício Cesar Vitória Fagundes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho busca problematizar o processo de formação continuada oferecido aos profissionais, membros do conselho escolar e comunidade escolar, das Unidades Educacionais do Campo, do município de Araucária. O objetivo principal é entender como se dá o processo de formação e como essa ação coletiva pode contribuir para a implementação de avanços da democratização da Educação do Campo no município. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura sobre a Educação do Campo, formação continuada e gestão democrática. No decorrer do desenvolvimento das temáticas do curso, foi utilizada a observação participante. Tomou-se como referências da fundamentação sobre gestão democrática, emancipação e formação continuada, autores como Paulo Freire e Jucimara Bengert Lima. Evidenciou-se, no desenvolvimento desse processo a necessidade da ampliação da oferta de formação continuada específica para a Educação do Campo. Destaca-se também, como resultado desse processo de formação, a composição de um grupo de estudos, como forma de garantir um espaço permanente de debate acerca de questões pertinentes à Educação do Campo. As análises se detém na formação e atividades desenvolvidas pelo grupo de estudos sobre educação do campo, que se constituiu no decorrer do curso, a partir de demandas levantadas pelos próprios cursistas. | - |
Formato: dc.format | 34 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao do Campo | - |
Título: dc.title | Desafios e avanços possíveis na educação do campo de Araucária na perspectiva da gestão democrática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: