Gestão educacional democrática : contribuições para emancipação humana

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Autor(es): dc.contributorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorÁvila, Delma Cavalheiro de, 1974--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:38:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:38:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70633-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70633-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Maurício Fagundes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como finalidade problematizar alguns princípios da Gestão Democrática, da educação pública, a partir de experiências implementadas nas unidades educacionais do campo do município de Araucária. Busca-se compreender os limites e possibilidades para esse tipo de gestão, tomando como elementos centrais a participação e o diálogo. A metodologia desenvolvida foi a realização de uma pesquisa qualitativa/quantitativa por meio da aplicação de um questionário, na sequência, realização de roda de conversa num dos encontros presenciais do Curso de Extensão em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão (GPEDI) e, por fim, observação participante durante todo o processo. Participaram nove unidades educacionais do campo, representadas por professores, pedagogos, diretores, educadores infantis, representantes de conselhos escolares e da comunidade local. A coleta e sistematização dos dados resultou em reflexões e compreensões dos avanços, limites e possibilidades de superação no exercício da prática democrática das unidades educacionais envolvidas, como por exemplo a confirmação da centralidade da participação e do diálogo entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar e a necessidade de ampliar espaços de decisão para os estudantes. Os principais interlocutores foram os cursistas das unidades educacionais do campo da rede pública de ensino do município de Araucária, a Secretária Municipal de Educação de Araucária e a Universidade Federal do Paraná Setor Litoral.-
Formato: dc.format18 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Administração-
Título: dc.titleGestão educacional democrática : contribuições para emancipação humana-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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