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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Carlise Rosana Voss, 1972- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70630 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70630 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Maurício Fagundes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem por objetivo analisar o papel do professor (multiplicador) como intelectual orgânico, no processo de multiplicação do conhecimento dos módulos da base curricular do GPEDI, em suas diversas formas de organização. O estudo decorre de uma pesquisa realizada durante o desenvolvimento de ações de multiplicações realizadas no curso Gpedi – Gestão de Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão, bem como selecionar as ações consideradas mais produtivas por parte dos multiplicadores e cursistas. A importância do trabalho docente é indiscutível, principalmente possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos, através de práticas que estimulam a curiosidade, a criatividade, a investigação. Para isso foi relacionado o papel do professor (multiplicador) como intelectual orgânico, no processo de multiplicação do conhecimento dos módulos da base curricular do curso, que é alguém ativo na apropriação/construção do conhecimento e na formação dos seus pares, diferente do profissional que desenvolve uma teoria estéril, desvinculada da prática. O que não ocorre sem uma reflexão crítica sobre as nossas ações, perceber, avaliar para construir um projeto de educação e formação humana que busque a emancipação. Pensar sobre as práticas, buscar ações mais democráticas, diferentes até das práticas em que fomos formados, são posturas dos profissionais que procuram transformar a realidade ao invés reproduzi-la. Para a obtenção dos dados, relacionados as metodologias foram utilizados questionários mistos que após enviados para as unidades educacionais, foram respondidas e analisadas. Dessa forma, foi realizada a pesquisa através da observação e participação. Ou seja, com a inserção do pesquisador no interior do grupo observado é possível partilhar o seu cotidiano para sentir o que significa estar naquela situação além de desenvolver possibilidades de transformações, mediante a construção de novas formas de pensar. O profissional como intelectual orgânico é identificado na medida em que ele busca o aperfeiçoamento pessoal e profissional e interfere na sua realidade e que compartilha com os demais essa formação, através do diálogo e da troca de experiência o desenvolvimento coletivo, além de encontrar formas dinâmicas, participativas e eficazes de fazer isso. | - |
| Formato: dc.format | 28 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Observação participante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Título: dc.title | O professor como intelectual orgânico observado nas multiplicações do GPEDI e as diferentes metodologias utilizadas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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