O verbal e o não verbal nas práticas educativas em artes : um relato de experiência no estágio obrigatório do curso de licenciatura em artes da UFPR Litoral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Luciana, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes-
Autor(es): dc.creatorFrogel, Maiara Ribeiro, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70558-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70558-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Luciana Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste estudo reflete sobre as linguagens verbais e não verbais e suas relações com as Artes Visuais e com a Arte-educação. Apresenta também, de forma analítica, o relato de uma prática vivenciada, durante o Estágio obrigatório em Teatro, do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR Litoral, realizado em 2019, no colégio Estadual Gabriel de Lara na cidade de Matinhos, Paraná. Este estudo utilizou autores especialistas nas áreas das linguagens e da arte-educação, delineando uma escrita baseada na reflexão dos conceitos destas linguagens a partir das perspectivas educacional, filosófica e comunicacional. Considerou-se portanto, nesta pesquisa, essencial a inter-relação entre as diferentes linguagens e os processos de ensino aprendizagem da arte e o desenvolvimento da criatividade, da percepção e do senso crítico que podem ser incrementados junto aos estudantes das diversas instituições de ensino e sob as diferentes perspectivas da educação formal ou não formal. Refletir sobre estas correlações e verificar de que maneira a teoria e a prática sobre o ensino aprendizagem do verbal e do não verbal podem se configurar nos espaços educativos, é de suma importância para um ensino contemporâneo da arte - e sobre esta arte - com todas as suas especificidades - produz e reproduz suas características e influencia o desenvolvimento do ser humano nos diferentes espaços.-
Formato: dc.format1 arquivo (40 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Educação de jovens-
Palavras-chave: dc.subjectArte visual-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem - Arte-
Título: dc.titleO verbal e o não verbal nas práticas educativas em artes : um relato de experiência no estágio obrigatório do curso de licenciatura em artes da UFPR Litoral-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.