Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tanhoffer, Edson Antonio, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Giordami Carvalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70548 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70548 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dr. Edson Antonio Tanhoffer | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 30/10/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Lei 9.394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 59, assegura o atendimento especializado aos estudantes de acordo com suas necessidades especiais, exigindo professores capacitados e metodologias adaptadas. O presente trabalho tem como objetivos apresentar uma revisão bibliográfica dos estudos nacionais acerca dos materiais didáticos para cegos, apresentar um artigo redigido, já publicado, acerca do material desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Prof. Edson Antonio Tanhoffer, já defendido no TCM da mestranda Corine Vanessa Los Costa, e apresentar um protocolo em vídeo que permita a divulgação da metodologia, na forma de passo-a-passo que possa ser seguida facilmente. A revisão sistemática permitiu criar um mapeamento das principais iniciativas envolvendo criação de material didático direcionado a cegos e em quais matrizes curriculares existem maior carência deste tipo de iniciativa. A redação e submissão do artigo a uma revista de inovação permitiram uma análise externa do material didático desenvolvido. Esse material didático em resina de poliéster, conectado a um guia áudio-tátil, é o tema do artigo apresentado e ainda carece de validação em campo. O protocolo em vídeo facilita a reprodução da técnica para a produção de material didático inclusivo para cegos. Finalmente, aguardamos um momento em que seja possível avaliar a eficiência deste material didático com segurança junto a estudantes deficientes visuais. Palavras-chave: Educação. Deficiência Visual. Material Didático. Revisão Sistemática. Resina de Poliéster. Divulgação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Law 9.394 / 96 of the Law of Directives and Bases of Education (LDB), in its article 59, ensures specialized assistance to students according to their special needs, requiring trained teachers and adapted methodologies. The present work aims to present a bibliographic review of national studies about teaching materials for the blind, to present a written article, already published, about the material developed by Prof. Edson Antonio Tanhoffer, already defended in the TCM of Master student Corine Vanessa Los Costa, and present a video protocol that allows the dissemination of the methodology, in the form of step-by-step that can be easily followed. The systematic review allowed to create a mapping of the main initiatives involving the creation of didactic material aimed at the blind and in which curricular matrices there is a greater lack of this type of initiative. The writing and submission of the article to an innovation magazine allowed an external analysis of the didactic material developed. This didactic material in polyester resin, connected to an audio-tactile guide, is the subject of the article presented and still needs validation in the field. The video protocol facilitates the reproduction of the technique for the production of inclusive educational material for the blind. Finally, we look forward to a time when it is possible to safely evaluate the effectiveness of this teaching material with visually impaired students. Keywords: Education. Visual impairment. Courseware. Systematic review. Polyester resin. Disclosure. | - |
Formato: dc.format | 66 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cegos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Morfologia | - |
Título: dc.title | Materiais didáticos em educação para cegos no Brasil : uma revisão bibliográfica e descrição de uma metodologia áudio tátil para ensino de morfologia macroscópica para cegos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: