Hoje é dia de interação : as estratégias de comunicação nas redes sociais do Athletico Paranaense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuadros, Cláudia Irene de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Mainara de Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:36:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:36:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70534-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Claudia Irene de Quadros-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Clubes de futebol de todo o mundo fazem das redes sociais um ambiente de comunicação para manter uma relação mais próxima com seus torcedores. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender como a equipe de comunicação do referido clube usa o Twitter, procurando identificar estratégias de comunicação para engajar torcedores e possíveis atividades de relações públicas em suas postagens no perfil oficial do clube. A escolha deste perfil oficial do clube também está associada às mudanças e as interações que o clube obteve em suas redes sociais oficial em 2019. A análise foi feita em publicações de setembro de 2019 a dezembro de 2019 no Twitter por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A rede social foi escolhida por possuir o maior número de interações entre os torcedores e o clube durante a pesquisa. A metodologia é complementada com entrevistas semiestruturadas com membros da equipe responsável pela produção de conteúdo. Entre os operadores teóricos utilizados neste trabalho, destacam-se Dreyer (2015), Corrêa (2005) e Terra in Farias (2011) que se dedicam aos estudos de comunicação nas redes sociais digitais e nas relações públicas. A conta no Twitter do clube utiliza uma linguagem coloquial e no período analisado, as postagens exploravam muitos elementos visuais nas publicações-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleHoje é dia de interação : as estratégias de comunicação nas redes sociais do Athletico Paranaense-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.