
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Quadros, Cláudia Irene de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Mainara de Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:36:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:36:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70534 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70534 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Claudia Irene de Quadros | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Clubes de futebol de todo o mundo fazem das redes sociais um ambiente de comunicação para manter uma relação mais próxima com seus torcedores. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender como a equipe de comunicação do referido clube usa o Twitter, procurando identificar estratégias de comunicação para engajar torcedores e possíveis atividades de relações públicas em suas postagens no perfil oficial do clube. A escolha deste perfil oficial do clube também está associada às mudanças e as interações que o clube obteve em suas redes sociais oficial em 2019. A análise foi feita em publicações de setembro de 2019 a dezembro de 2019 no Twitter por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A rede social foi escolhida por possuir o maior número de interações entre os torcedores e o clube durante a pesquisa. A metodologia é complementada com entrevistas semiestruturadas com membros da equipe responsável pela produção de conteúdo. Entre os operadores teóricos utilizados neste trabalho, destacam-se Dreyer (2015), Corrêa (2005) e Terra in Farias (2011) que se dedicam aos estudos de comunicação nas redes sociais digitais e nas relações públicas. A conta no Twitter do clube utiliza uma linguagem coloquial e no período analisado, as postagens exploravam muitos elementos visuais nas publicações | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Hoje é dia de interação : as estratégias de comunicação nas redes sociais do Athletico Paranaense | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: