Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meucci, Simone, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Autor(es): dc.creator | Soldan, Tabata Larissa, 1987- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70466 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70466 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Simone Meucci | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 21/12/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.150-157 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A partir da observação de um microcosmo escolar, buscamos compreender o porquê uma escola, que foi campo dessa investigação, era estigmatizada na cidade de Rafaela, Santa Fé, Argentina. Conhecida como uma "escola de negros", sua análise nos permitiu reconstituir o processo histórico de produção das distâncias sociais e da construção da categoria negro na Argentina (em Rafaela, de forma específica) e as possibilidades e limites para sua superação no meio escolar. Também nos dedicamos a reconhecer elementos classificatórios em atuação no contexto escolar e urbano, procurando compreender de que forma o estigma atravessa a vida escolar das/os estudantes e a atuação dos profissionais da educação. A pergunta de pesquisa que nos orientou e que procuramos responder nessa tese é: em que medida, e de que forma, as categorias negro e branco, influenciam na construção dos sentidos da escola, as experiências escolares dessas/es estudantes e a ação educacional? Nossa hipótese é que a condição social de negro das/os estudantes afetou em grande medida a vivência escolar. Este trabalho contribui para a compreensão dos nexos entre classes sociais e os processos de racialização na América Latina. Palavras-chave: Racialização da classe. Estigma. Experiência escolar. Sociologia da Educação. Argentina. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: From the observation of a school microcosm, we sought to understand why a school, which was the field of this investigation, was stigmatized in the city of Rafaela, Santa Fe, Argentina. Known as a "school of negros", its analysis allowed us to reconstruct the historical process of production of social distances and the construction of the "negro" category in Argentina (and in Rafaela, in particular) and the possibilities and limits to overcome it in the school environment. We were also dedicated to recognize classificatory elements at work in the school and urban context, trying to understand how stigma crosses the school life of students and the work of education professionals. The research question that guided us and that we seek to answer in this thesis is: to what extent, and in what way, the negro and branco categories influence the construction of school meanings, the school experiences of these students and the educational action? Our hypothesis is that the social status of negro students affected to a great extent their school experience. This work contributes to the understanding of the links between social classes and the processes of racialization in Latin America. Keywords: Class racialization. Stigma. School experience. Sociology of Education. Argentina. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes sociais - Argentina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Educação - Argentina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Título: dc.title | Uma "escola de negros" em uma "cidade de brancos" : experiências e sentidos escolares em uma escola estigmatizada da cidade de Rafaela, Santa Fé, Argentina | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: