
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Laura Patrícia, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambiental | - |
| Autor(es): dc.creator | Wiggers, Mariane Maestrelli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:45:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:45:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70423 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70423 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Laura Patricia Lopes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambiental. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta produção científica tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos estudantes em relação ao rio Cascatinha no sexto ano do Ensino Fundamental II da Escola Ângelo Trevisan. A matriz metodológica é qualitativa, com base no aporte teórico da Fenomenologia. A coleta de dados deu-se por meio dos mapas mentais, que foram decodificados com base na "Metodologia Kozel". Como resultado, espera-se que os discentes relatem a relação sociedade-natureza que acontece no rio Cascatinha, por meio da percepção de cada discente. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This scientific production aims to analyze the students' environmental perception of the Cascatinha River in the sixth grade of the Ângelo Trevisan School. The methodological matrix is qualitative, based on the theoretical contribution of Phenomenology. Data were collected through mind maps, which were decoded based on the "Kozel Methodology". As a result, it is expected that students report the society-nature relationship that happens in the Cascatinha River, through the perception of each student. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Aspectos ambientais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção geográfica | - |
| Título: dc.title | A percepção ambiental dos estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Ângelo Trevisan : estudo de caso sobre o rio Cascatinha em Curitiba-PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: