
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Theis, Laís Carolini, 1989- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossati, Cleo Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70340 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70340 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª.MSc. Laís Carolini Theis | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo trata-se de um resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS cujo tema relaciona-se ao cuidado à condição crônica de Diabetes Mellitus na população adscrita. Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo intermediário, caracterizado pela ocorrência de hiperglicemia crônica, que em longo prazo promove lesões em órgãos-alvo e descompensações metabólicas. Ocupando o quarto lugar dentre as maiores causas de óbitos por doenças crônicas não transmissíveis no mundo, é uma preocupação na saúde pública e necessita de rápida intervenção para redução de mortes. O método utilizado foi de pesquisa-ação, atendendo as etapas da fase exploratória, definição do problema, embasamento teórico e elaboração de proposta de intervenção para o problema elencado, cujo objetivo foi realizar atividade de educação permanente à equipe de saúde da Estratégia saúde da família, e atividades de educação em saúde ofertada aos pacientes identificados com hiperglicemia ou descompensação diabética, consulta aos pacientes presentes na palestra, e retorno de consulta após intervenção para avaliação de resultados. A intervenção ocorreu na Estratégia Saúde da Família Maria da Conceição Martins Pestana nos bairros Jussara e Panorama da cidade de Assis Chateaubriand/PR no período de maio a junho de 2019. Foram selecionados trinta pacientes com estado de hiperglicemia ou descompensações sistêmicas. Os mesmos foram convidados a participar de atividade de educação em saúde com os profissionais médico e nutricionista com informações a respeito da doença e orientações sobre alimentação saudável e exercício físico como adjuvantes no tratamento. As atividades também foram estendidas aos profissionais de saúde que trabalham na unidade de modo a capacitá-los para o cuidado dos pacientes e familiares. Posteriormente, foram ofertadas consultas e intervenções pontuais no tratamento medicamentoso, observando parâmetros clínico-laboratoriais para retorno em consulta e avaliação da evolução desses pacientes. A intervenção é oportuna e necessária para orientação também dos familiares com quem os pacientes convivem, de modo que possam auxiliá-los em um estilo de vida saudável e redução de complicações associadas ao diabetes mellitus. Para os profissionais de saúde, a atividade de educação permanente, favorece atualização e contribui na sua atuação profissional e cuidado ofertado aos pacientes. Palavras chave: Diabetes mellitus. Hiperglicemia. Atenção primária à saúde. Educação em saúde. Doença crônica. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (30 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças crônicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diabetes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hiperglicemia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atenção à saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Educação em saúde para o empoderamento de pessoas com diabetes mellitus quanto ao autocuidado apoiado na Atenção Básica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: