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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinto, Pedro Plaza, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
| Autor(es): dc.creator | Felício, Thiago Henrique, 1985- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70312 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70312 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Pedro Plaza Pinto | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 17/09/2020 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p.184-201 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese estuda os dois longas metragens de ficção rodados sob a direção de Glauber Rocha no período que antecede o golpe de Estado de 1964, Barravento (1962) e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), buscando entender como se operou neles um discurso histórico bastante específico. Além disso, estuda Terra em Transe (1967), mas dessa vez no intuito de verificar a possibilidade de se analisar a influência dos acontecimentos políticos sobre o discurso cinematográfico. Um primeiro objetivo é o de contribuir para com os estudos acerca do cinema no âmbito da ciência da história, demonstrando que os filmes de ficção podem ser utilizados como fonte não apenas para cortejar uma realidade social ou política que estaria para além deles, mas para estudar justamente a realidade de que ele é imagem, ou seja, a realidade própria do cinema. Um segundo objetivo, como contribuição ao estudo do Cinema Novo, é o de apontar para a possibilidade e necessidade de novos recortes temporais, para além do recorte convencional, que em muitos casos tem influenciado o surgimento de trabalhos cujas análises fílmicas tem projetado em importantes obras cinematográficas todo um contexto histórico, o que acontece de uma forma em que é deixado de lado o momento ao qual estas mesmas obras se integram de maneira mais efetiva. A problemática trata de como as pessoas comuns integraram o discurso dos filmes analisados e, de maneira complementar, trata de entender em qual medida esse discurso se aproximava ou se distanciava do poder político sob o qual eles foram produzidos. O método utilizado foi o da análise fílmica. Com isso, atingiu-se a conclusão de que eles se distanciavam dos discursos convencionais, nos quais prevalecia a manutenção do status quo e das ideias que interessavam apenas ao poder instituído. O contexto no qual essa tese foi feita se favorece do debate público acerca da abertura dos arquivos secretos da ditadura militar (1964-1985), que foi justamente o que permitiu o entendimento de que os artistas e intelectuais passaram a ser duramente perseguidos pelos aparelhos repressivos na época da ditadura militar, aparelhos estes que foram mobilizados no intuito de interditar totalmente o assunto que orientou as obras cinematográficas dos anos 1960. O intuito da ditadura era o de coibir a sua exibição dentro do território nacional, mas igualmente coibi-la onde fosse possível, por meio da influência diplomática sobre o governo de outros países para que eles seguissem essa mesma orientação. Por fim, este estudo ressalta a importância da realidade do cinema não apenas para uma melhor compreensão da história cultural do Brasil a partir do século XX, mas, principalmente, para a compreensão de sua história política e econômica neste mesmo período. Palavras-Chave: História do Cinema. Glauber Rocha. Cinema Novo. Discurso. Excluídos da História. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This thesis studies two Brazilian fiction movies directed by Glauber Rocha in the period of the 1964 state coup, Barravento (1962) and Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), trying to understand how they operated a very specific historical discourse. It also looks upon Terra em Transe (1967), with the objective of demonstrating the imprints of political facts onto the movie narrative. The thesis has two main direct objectives. First, it aims to enhance the studies of cinema in the discipline of historical science, by demonstrating that fiction movies can be sources to apprehend the social and political realities that it is their own images: the reality of the cinema. Second, it thesis aims to contribute to Brazilian Cinema Novo's studies, showing the possibility and necessity of new temporal marks, beyond the conventions, in many cases to help movie analyses based articles to understand not only the historical context projected but also the movies as work pieces o f the historical moment as well. The problematic of the research shows how common people integrate the movies narratives and how these narratives are near or distant from the political power of their country of production. The method was film analysis. We reached the conclusion that the movies we studied are different of the conventional narratives in which the status quo and ideas of the regime was the interest. The thesis has a context of debate about the opening of the archives of the Brazil's military dictatorship (19641985). We understand that the movies are not conventional, and their director Glauber Rocha had become famous on national and international circles. Because of that, the movie director - in the same way as other artists and intellectuals - was persecuted by the political group in power, who tried to censor the motives of the movies in the 1960s, prohibiting their exhibition inside the Brazilian national territory, and also trying to convince other countries governors to do the same. One of the things we concluded in this thesis is the importance of the reality of cinema to a cultural but also political and economic history of Brazil in the twentieth century. Keywords: Cinema's History. Glauber Rocha. Cinema Novo. Discourse. History of the oppressed. | - |
| Formato: dc.format | 205 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rocha, Glauber, 1939-1981 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro - História e crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Politica no cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema novo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Título: dc.title | Cineasta, historiador ou sujeito subversivo? : o caso Glauber Rocha e a repressão aguda aos excluídos da história após o golpe de 1964 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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