
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hansen, Fábio, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Autor(es): dc.creator | Curcel, Pedro Henrique Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70274 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70274 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Fábio Hansen | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Enquanto os novos estudantes que ingressam nos cursos de Publicidade e Propaganda deparam-se com o cenário estagnado (MARTÍN-BARBERO, 2014), permeado de práticas institucionalizadas (BERGER, LUCKMANN, 2008), e pouco criativo (ALENCAR; FLEITH, 2004) das salas de aula nas universidades, como o período turbulento de pandemia da Covid-19 interfere nesse processo? O presente trabalho tem como objetivo identificar, sob a perspectiva discente, experiências inovadoras no processo de ensino-aprendizagem em publicidade e propaganda em modalidade de ensino remoto emergencial, em tempos de pandemia, para inspirar aulas criativas e motivadoras. Na tentativa de responder a questão: sob a percepção dos jovens publicitários em formação em Curitiba, como as experiências de ensino remoto emergencial podem oxigenar as aulas de publicidade. Nosso referencial teórico se sustenta, principalmente, em autores expoentes nas áreas de estudos sobre juventudes e educação, como Dayrell, Alencar e Jesús Martín-Barbero, além de pesquisadores do campo publicitário, como Hansen, Correa e Petermann. Estabelecemos como objeto de, estudo para cumprirmos nosso objetivo de pesquisa, os jovens estudantes de instituições de ensino superior curitibanas, mapeando o seu perfil na universidade, experiências e impressões sobre as aulas à distância em meio à pandemia. Notamos através da proposta de reflexão sobre o ambiente em que a desmotivação estudantil é exposta, com tensinamentos entre teoria e análise de dados quantitativos e qualitativos, que os professores podem utilizar o seu lugar discursivo em sala de aula, para abrir uma gestão compartilhada com os estudantes, propondo atividades formativas próximas do princípio de autoria coletiva (AMARAL; VELOSO; ROSSINI, 2019), que podem ser potencializadas e facilitadas pelas múltiplas oportunidades do ambiente digital. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Publicidade | - |
| Título: dc.title | Os jovens publicitários em (de)formação em tempos de pandemia : experiências discentes no ensino remoto emergencial de publicidade e propaganda | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: