Estudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços

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Autor(es): dc.contributorBarros, Claudio Marcelo Edwards, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Autor(es): dc.creatorRicardo, Leandro Godoy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:51:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:51:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/70235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70235-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Cláudio Marcelo Edwards Barros-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo :A indústria automobilística brasileira representa uma fatia considerável do PIB nacional e, por consequência, movimenta a economia de forma relevante. Nesse contexto, a rede de concessionárias é responsável pela ponta da operação, pois é ela que possui o contato direto com o cliente, e por isso, é uma figura essencial para este setor. Por se tratar de uma concessão, é imprescindível que a montadora acompanhe periodicamente o desempenho de seus parceiros de negócio, com base em um Sistema de Medição de Desempenho (SMD) funcional e objetivo, o qual consiga refletir de maneira clara e confiável a real situação de seus dealers, no que tange à performance financeira, comercial e de qualidade. Para que essa medição seja eficiente, os indicadores, que são indispensáveis para orientar tomadas gerenciais de decisão, precisam ser definidos com cautela visando, primeiramente, ser confiáveis, compreensíveis e comparáveis. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa descritiva, seguida de uma análise qualitativa de informações baseadas na bibliografia da área, textos legais e em documentos gerenciais, esta monografia buscou analisar criticamente os indicadores essenciais utilizados por uma montadora que possui uma rede de concessionárias distribuída por todo o território nacional. De modo geral, os indicadores definidos para compor o Dealer Performance Index (DPI) foram satisfatórios; entretanto, é possível concluir pela relevância de três deles para avaliação da performance de uma rede de concessionárias, que são: o Market Share, Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR) e Customer Satisfaction Index (CSI) de vendas e pós-vendas. Os indicadores que derivam das informações financeiras enviadas pela área contábil das concessionárias, tais quais, LAIR e Índice de Absorção, apresentam uma certa fragilidade, uma vez que há grupos que possuem estrutura de contabilidade robusta, porém há outros que tendem a enviar números que não refletem a realidade, induzindo, desta forma, a montadora a tomar decisões com base em indicadores não corroborados adequadamente.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEmpresas - Desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectAutomoveis - Comércio-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Título: dc.titleEstudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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