Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Olmo, Francisco Javier Calvo del, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Galligani, Stéphanie | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.contributor | Université Grenoble Alpes. École Doctorale de Langues, Littératures et Sciences Humaines | - |
Autor(es): dc.creator | Schaeffer, Constance Marie Bertille, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:24:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:24:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70221 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70221 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr Francisco Calvo del Olmo | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Profa. Dra. Stéphanie Galligani | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras, em regime de cotutela com a Universidade Grenoble Alpes (França). Defesa : Curitiba, 25/11/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 96-98 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação tem como base o estágio de ensino de francês como língua estrangeira realizado no Celin-UFPR, em Curitiba, Brasil. O projeto implementado integra as competências linguísticas e culturais dos alunos e faz parte de uma abordagem plurilíngue. Assim, o objetivo desta dissertação é demonstrar a relevância das atividades de intercompreensão entre as línguas românicas para a construção da interlíngua dos nossos alunos falantes de portugues. A primeira parte é dedicada à apresentação do contexto universitário e institucional, bem como à descrição do projeto de estágio. A segunda parte, que constitui o quadro teórico, permite abordar e explicar os dois conceitos-chave da nossa pesquisa : intercompreensão e interlíngua. Por fim, na terceira parte, são apresentadas as análises dos materiais coletados, bem como a metodologia escolhida Palavras-chave: intercompreensão, línguas românicas, competência plurilíngue, biografia linguística, interlíngua. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This master thesis refers to the teaching internship of French as a foreign language carried out at Celin-UFPR, in Curitiba, Brazil. The implemented project is based on the learners' language and cultural skills and is part of a plurilingual approach. Thus, the objective of this thesis is to demonstrate the relevance of intercomprehension activities between roman languages, and its influence for the construction of the interlanguage of our Portuguesespeaking learners. The first part is assigned to both the presentation of academic and institutional contexts and the description of the internship project. The second part, which constitutes the theoretical framework, allows to approach, and explain the two thesis key concepts: intercomprehension and interlanguage. Finally, in the third part, the analysis of the collected data and the promoted methodology are presented. Keywords: intercomprehension, Roman languages, plurilingual competence, language biography, interlanguage | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (105 p.) : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua francesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interlíngua (Aprendizagem de línguas) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguas romanicas | - |
Título: dc.title | L'intercompréhension : un outil didactique pour le développement de l'interlangue? : une expérience avec un groupe intermédiaire d'apprenants de FLE du Celin-UFPR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: