Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scheliga, Eva Lenita, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, André Fabrício de, 1991- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70174 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70174 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Eva Lenita Scheliga | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 03/11/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 111-116 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é compreender de que maneira a religião se constitui como objeto das Ciências Sociais nos livros didáticos de Sociologia presente no Plano Nacional do Livro Didático de 2018. Para tanto, os objetos de estudo são compostos por dois livros de Sociologia, aprovados no PNLD 2018, o Sociologia, da Editora Scipione, e o Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, da Editora do Brasil. Esse trabalho se debruçou em investigar as formas de transposição do conhecimento científico para o conhecimento escolar, tendo por objetivos específicos a análise dos conceitos, autores, teorias e imagens presentes na obra didática. Para tanto, a metodologia utilizada foi a tabulação dos dados, construindo assim, um itinerário dos conceitos, autores, teorias e imagens mobilizadas na literatura didática, possibilitando como resultado a compreensão da religião enquanto conhecimento escolar. Palavras-chave: Religião; Livro Didático; Sociologia; Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This reaserch's general aim is to comprehend in what way religion is contitued as an object of Social Sciences in the Sociology textbooks which are present in the 2018 National Textbook Plan (Plano Nacional do Livro Didático de 2018 - PNLD 2018). Hence, the object of study is composed of two "Sociologia" textbooks, approved by the PNLD 2018, Sociologia, from Editora Scipione, and "Tempos Modernos, Tempos de Sociologia", from Editora do Brasil. This work focused on investigating ways of transposing scientific knowlegde into school knowledge, having as specific objectives the analysis of concepts, authors, theories and images present in the didactic work. Therefore, the methotology aplied was the tabulaton of the data, thus building an itinerary of the concepts, authors, theories and images mobilized in the didactic literature, enabling as a result the comprehention of religion as a school knowledge. Keywords: Religion; Textbook; Sociology; Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. | - |
Formato: dc.format | 116 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religião na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional do Livro e Leitura (Brasil) | - |
Título: dc.title | A religião nos livros didáticos de sociologia no PNLD 2018 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: