
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Theis, Laís Carolini, 1989- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Autor(es): dc.creator | Paula, Patrícia Pereira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70147 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70147 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Mestre. Laís Carolini Theis | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo trata-se de um trabalho de conclusão de Curso de Especialização em Atenção Básica oferecido pela Universidade Aberta do SUS (UNASUS) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio de um plano de intervenção que objetivou identificar os usuários cadastrados nas Estratégias Saúde da Família do município de Vitorino-PR em uso de medicamentos controlados, para desenvolver estratégias complementares de assistência em saúde. Foi realizada uma pesquisa- ação, os dados foram coletados através do cadastro de dispensação de medicamentos da farmácia no período de janeiro a julho de 2019. Identificou-se que aproximadamente 11% da população fazem uso contínuo de benzodiazepínicos. Os Benzodiazepínicos mais consumidos são clonazepam, haloperidol, amitriptilina, fluoxetina, clorpromazina e o diazepam. Está sendo realizado a estratificação de risco dos pacientes e os encaminhamentos conforme demanda individual. Foram realizadas atividades de educação em saúde, por meio de encontros de grupos com ações da equipe multidisciplinar. Pretende-se vincular todos os pacientes cadastrados na unidade, como também envolver toda a equipe multiprofissional. Recomenda-se que futuramente outros municípios realizem a intervenção, a fim de modificar o nosso atual quadro mundial de uso indiscriminado de benzodiazepínicos. Palavras-chave: Psicotrópicos; Atenção Primária a Saúde; Educação em Saúde; Saúde Mental. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (27 p.) : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicotropicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assistência à saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sanitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
| Título: dc.title | Uso de práticas grupais para redução do uso de medicamentos psicotrópicos na atenção primária em saúde | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: