
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Joseli Maria Nunes, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Hellen Cris Leite de, 1991- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70120 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70120 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Joseli Maria Nunes Mendonça | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 27/11/2020 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 108-119 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho final do Mestrado Profissional em Ensino de História, cujo objeto são as comunidades quilombolas no Paraná, é composto de uma dissertação e de um material para divulgação ampliada e para o ensino de História. A dissertação foi elaborada a partir de leituras de trabalhos acadêmicos sobre o tema, de relatórios oficiais e laudos antropológicos. Nela também apresentamos os referenciais teóricos do trabalho - em especial a História Vista de Baixo -, bem como abordagens historiográficas sobre quilombos e comunidades quilombolas, sobre a escravidão local e sobre o papel que cumpriu o Movimento Paranista na formação da identidade do Estado. Também nos dedicamos a compreender questões relacionadas à História Pública, ao Ensino de História e ao uso das tecnologias e suas implicações no tempo presente, tanto na historiografia como no âmbito da Educação. O desenvolvimento desses aspectos apresentados na dissertação nos permitiu construir o site Paraná Quilombola0F 1, que localiza no mapa do Estado as 38 comunidades quilombolas certificadas no Paraná, agregando a cada uma delas conteúdos que contam sua história. O site também apresenta a seção Sala de Aula, na qual são propostas algumas sugestões para que professores(as) possam realizar com seus alunos(as) trabalhos com documentos, bem como um levantamento bibliográfico sobre o tema. Palavras-chave: História do Paraná; Ensino de História; História Pública; Comunidades Quilombolas; Tecnologias no Ensino. 1 Disponível em: <paranaquilombola.brainlax.com>. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This final work of the Professional Master in History Teaching, whose object is the quilombola communities in Paraná, is composed of a dissertation and material for wider dissemination and for teaching History. The dissertation was elaborated from readings of academic works on the theme, from official reports and anthropological reports. In it we also present the theoretical references - in particular the History Seen from Below - as well as historical approaches about: quilombos and quilombolas communities, the local slavery and the role of the Paranista Movement in shaping the identity of the State. We are also dedicated to understanding issues related to Public History, History Teaching and the use of technologies and their implications at the present time, both in historiography and in the field of Education. The development of these aspects presented in the dissertation allowed us to build the Paraná Quilombola website, which locates on the state map the 38 quilombolas communities certified in Paraná, adding to each one of them contents that tell their history. The website also features the Classroom section, in which some suggestions are proposed so that teachers can carry out work with their students with documents, as well as a bibliographic survey on the topic. Key-words: History of Paraná; History teaching; Public History; Quilombolas Communities; Technologies in Education. | - |
| Formato: dc.format | 119 p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paraná - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Título: dc.title | Paraná quilombola : um site para ensinar história | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: