
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Gedir de Oliveira, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Tesori, Suzana Patricia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70036 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70036 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Gedir de Oliveira Santos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia da Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 31/10/2020 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 48-54 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A disciplina de Botânica atrai pouco interesse discente devido ao excesso de conteúdos, termos de difícil compreensão e uma abordagem docente tradicional. Por esses motivos, atividades práticas aliadas ao uso de tecnologias em ambiente não formal contribuem para o aprendizado efetivo da botânica. O presente trabalho teve como principal objetivo avaliar se metodologias diversificadas promovem o interesse discente. Para tanto, foram realizadas aulas práticas de saída de campo, laboratoriais e uso do aplicativo PlantNet. Por meio destas metodologias foi trabalhada a classificação biológica dos quatro grandes grupos de plantas e a fisiologia vegetal (fotossíntese, transpiração foliar e transporte no xilema). Ao introduzimos essas metodologias alternativas com o uso de tecnologia e fora do ambiente formal instigamos o aprendizado, o que foi confirmado pela análise dos questionários antes e após as atividades. Deste modo, o uso de metodologias diferenciadas aumenta o interesse discente pela botânica e favorece o aprendizado. Palavras-chave: Aprendizado, ensino, metodologias, apropriação do conhecimento. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The botanic subject attracts little learner interest because of the contents' excess, difficult terms of teaching approach. For this reason, practical activities allied with the use of technologies in a non-formal environment adds to the effective apprenticeships of the botany. The present work had as a head objective to assess whether varied methodologies promote learners' interest. For this, practical classes of field departure, laboratory, and use of the Plantnet app were carried out. Methodologies had been working the biological classification of four large groups and plant physiology (photosynthesis, leaf transpiration, in xylem transport). Thus introduced these alternative methods with the use of the technology and outside, the formal environment we incite learning, what's been confirmed to analyses the questionnaires before and following the activities. As a result, the use of active methodologies arouses learners' interest in botanical and favors significant learning. Keywords: learning, teaching, methodologies, appropriation of knowledge | - |
| Formato: dc.format | 62 p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Botânica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Título: dc.title | O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: