
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wanderer, Carla, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Mota, Deborah Frank, 1981- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/70035 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/70035 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Carla Wanderer | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO. Defesa : Curitiba, 27/10/2020 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p.124-132 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Diante da dinamicidade do processo educativo, urge a necessidade de amparo ao docente com material de apoio à sua prática pedagógica, com o fim de instigar os educandos ao conhecimento, diversificando as metodologias utilizadas. Igualmente, a promoção e a manutenção da saúde individual e coletiva são assuntos sempre atuais e determinantes da qualidade de vida das comunidades, pelo mundo todo. A presente pesquisa objetivou a produção de materiais didáticos, na forma de manuais de tópicos integrados para o estudo do Sistema Imune (SI) no ensino médio, baseado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, destinados ao professor e ao estudante, com linguagens próprias a cada público-alvo. Para alcançar este objetivo, foram realizadas pesquisas nas dez coleções de livros didáticos (LDs) aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD/2018), ofertados a todo o ensino médio público do país, mostrando que, além da abordagem esparsa, ou seja, espalhada pelos volumes, à medida em que surgem os assuntos sobre saúde e infecções, apenas uma coleção deixou de dedicar um capítulo, ou seção de capítulo, especificamente à tratativa do SI. Foram encontrados erros conceituais em sete volumes, essencialmente quanto à função dos linfonodos, de algumas células de defesa e do timo. A análise dos trinta LDs mostrou apenas nove atividades, ditas "diferenciadas", aqui consideradas como propostas de metodologias ativas, voltadas ao estudo do SI, sugeridas ao docente. A pesquisa junto a repositórios online revelou a necessidade de mais estudos e produções acadêmicas conjugando o SI às metodologias ativas. A elaboração das SDs privilegiou tais aspectos, com a criação de uma sequência de estudo de caso e outras duas de aula invertida. A impossibilidade de aplicação das SDs aos estudantes, nos anos de 2019 e 2020, devido a fatores involuntários (greve docente e pandemia por Covid-19, respectivamente), permitiu somente a confecção do manual do professor, com dicas de aplicação aos discentes e roteiros do estudante, correlacionando às habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contemplando o passo-apasso necessário ao bom andamento de cada uma das SDs propostas, respeitando a liberdade docente de adaptação à realidade de sua prática. Palavras-chave: Sistema Imune, metodologias ativas, ensino-aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In view of the dynamics of the educational process, there is an urgent need for support to the teacher with material to support their pedagogical practice, in order to instigate students to knowledge, diversifying the methodologies used. Likewise, the promotion and maintenance of individual and collective health are always topical issues and determinants of the quality of life in communities, all over the world. This research aimed to produce teaching materials, in the form of integrated topic manuals for the study of the Immune System (SI) in high school, based on active teaching-learning methodologies, aimed at the teacher and the student, with their own languages each target audience. To achieve this goal, research was carried out on the ten textbook collections (LDs) approved in the 2018 National Textbook Plan (PNLD / 2018), offered to all public high schools in the country, showing that, in addition to the sparse approach, that is, spread over the volumes, as issues of health and infections emerge, only one collection failed to dedicate a chapter, or chapter section, specifically to the IS treatment. Conceptual errors were found in seven volumes, essentially as to the function of the lymph nodes, some defense cells and the thymus. The analysis of the thirty LDs showed only nine activities, called "differentiated", considered here as proposals for active methodologies, focused on the study of the SI, suggested to the teacher. The research with online repositories revealed the need for further studies and academic productions combining SI with active methodologies. The elaboration of the SDs privileged such aspects, with the creation of a case study sequence and two others of an inverted class. The impossibility of applying SDs to students, in the years 2019 and 2020, due to involuntary factors (teacher strike and pandemic by Covid-19, respectively), allowed only the preparation of the teacher's manual, with application tips for students and scripts of the student, correlating to the skills described in the National Common Curricular Base (BNCC) and contemplating the step-by-step necessary for the good progress of each of the proposed SDs, respecting the teaching freedom to adapt to the reality of their practice. Keywords: Immune System, active methodologies, teaching-learning | - |
| Formato: dc.format | 192 p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema imune | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodos de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imunologia | - |
| Título: dc.title | Elaboração de manual de tópicos integrados para o estudo de imunologia no ensino médio, baseado em metodologias ativas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: